×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Jornada do Dia Mundial da Doença de Parkinson começa nesta terça-feira (11)

O evento será realizado no Clube da Terceira idade e contará com palestras e dinâmicas

Campos
Por ASCOM
10 de abril de 2017 - 13h44
(Foto: Prefeitura de Campos)

(Foto: Prefeitura de Campos)

O Centro de Doença de Alzheimer e Parkinson (CDAP), vinculado à secretaria de Saúde de Campos, irá realizar na terça-feira (11) uma jornada do Dia Mundial da Doença de Parkinson. O evento, que contará com palestras e dinâmicas, tem o objetivo de tirar dúvidas e conscientizar as pessoas sobre a doença e acontecerá às 17h, no Clube da Terceira Idade.

Segundo a coordenadora do CDAP, Drª Deborah Casarsa, durante o evento vários assuntos serão abordados como a Saúde Pública e o Idoso, sinais e sintomas do pré-Parkinson e na doença de Parkinson, o tratamento e a diferença entre Alzheimer e Parkinson.

“O Parkinson é uma doença neurodegenerativa que não tem cura. Então, isso pode gerar uma depressão e angústia no paciente diagnosticado. No entanto, precisamos disseminar informações de que há uma luz no tratamento sim e esse é o objetivo da jornada. As pessoas precisam entender que é possível frear o avanço da doença, com o tratamento adequado, e é possível viver com qualidade”, destacou ao acrescentar que tanto o Parkinson quanto o Alzheimer são doenças neurodegenerativas que geralmente ocorre após os 65 anos.

Atualmente, o CDAP atende mais de 600 pessoas com Parkinson ou distúrbios de movimento e mais de 2 mil assistidos com Alzheimer. “Para iniciar o tratamento, as pessoas com suspeita das doenças devem comparecer ao CDAP com encaminhamento médico. A partir daí fazemos uma triagem, com testes cognitivos e outros exames para saber qual a real situação daquela pessoa. Quando confirmado, o tratamento começa a ser feito com neurologistas, geriatras e outros profissionais. Atualmente, contamos com uma equipe multidisciplinar composta por 20 profissionais dentre médicos, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros”, explicou drª Deborah Casarsa, que fundou o CDAP há 10 anos.

A coordenadora do Centro disse que o trabalho realizado pelos profissionais de saúde é baseado no pacto do idoso, do Ministério da Saúde. “O intuito desse pacto é dar autonomia e independência à pessoa idosa, para que o idoso seja capaz de viver melhor, com mais saúde, com mais vigor. O prefeito Rafael Diniz, que também é bastante sensível com os assuntos relacionados aos idosos, nos pediu uma atenção especial para esse trabalho e é isso o que a gente tem feito diariamente”, comentou.

Fonte: Prefeitura de Campos

cheap dopoxetine Lasix online nolvadex online