×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Reunião no Rio para remover pacientes da Beneficência Portuguesa

Enquanto isso, hospital corre com obras emergenciais para evitar que haja ainda mais denúncias

Campos
Por Redação
6 de abril de 2017 - 18h18
Publicação do D.O (Foto: JTV)

Publicação do D.O (Foto: JTV)

O diretor do núcleo de Auditoria, Controle e Avaliação da Secretaria de Saúde de Campos, médico Hélio da Cruz, se reúne com representantes da Central de Regulação de Leitos do estado para viabilizar a transferência de pacientes oncológicos do Hospital Sociedade Portuguesa de Beneficência de Campos. A reunião é consequência de uma recomendação do Ministério Público Estadual que impede novas internações no setor depois que um grupo de mães de pacientes oncológicos denunciaram supostas irregularidades praticadas no hospital à 1ª Promotoria de Tutela Coletiva do MP.

 

A secretária de saúde, Fabiana Catalani nomeou os médicos Marcelo D Ávila, Israel Nunes Alecrin e Carlos Henrique da Silva Paes para compor uma equipe para avaliar os prontuários de pacientes falecidos no setor de oncologia da Beneficência nos últimos seis meses, principalmente as crianças e adolescentes. Segundo a secretaria, um relatório deverá ser apresentado no prazo de 20 dias.

 

Em nota enviada quarta-feira (5) ao Jornal Terceira Via, a direção clínica do hospital informou que ainda não tinha sido notificada pela secretaria ou pelo MP.

 

Obras emergenciais no hospital (Foto: divulgação)

Obras emergenciais no hospital (Foto: divulgação)

De acordo com mães de pacientes oncológicos, o hospital está promovendo uma reforma emergencial no setor. Luanda Ramos é mãe do pequeno Alisson, de 5 anos, que tem leucemia crônica. Ele ainda está em tratamento na unidade nesta quinta-feira (6). Luanda disse que está satisfeita com o tratamento do filho no setor . “Ele está fazendo quimioterapia e tenho fé em Deus que será curado. Estou focada nisso no momento. Quero a cura de todos os pacientes do setor. Meu filho está bem. É um momento muito doloroso, mas está dando tudo certo”, comemorou.

 

Letícia com o filho Tales André (Foto: reprodução)

Letícia com o filho Tales André (Foto: reprodução)

Letícia Pessanha de Olivieira é mãe de outro paciente, o Tales André, que recebeu alta na quarta-feira (5). “Ele precisaria voltar nos próximos dias, mas com essa decisão do MP não sei como vai ficar. Ficarei muito feliz se meu filho for tratado em outro hospital, com mais dignidade. Eu já tentei a transferência dele para Muriaé, mas na época eu não consegui”, disse Letícia que mora em São Fidélis.

 

Nesta quinta, a secretária de Saúde de Campos, ainda, determinou a suspensão imediata do funcionamento, internações, atendimentos ambulatoriais e exames no Setor de Oncologia da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Campos. A medida foi tomada com base na recomendação da 1ª Promotoria de Tutela Coletiva do Ministério Público Estadual e está baseada na portaria 09/2017, publicada na edição desta quinta-feira (6) do Diário Oficial do Município.

 

A secretária determinou ainda “que a regulação municipal proceda a remoção e o redirecionamento imediato de todos os pacientes, porventura lá internados ou em tratamento que possam, de acordo com seus quadros clínicos, serem removidos para outras instituições”. Fabiana Catalani também deu um prazo de 15 dias para que a direção da Beneficência apresente esclarecimentos.

Nos últimos seis meses, oito pacientes oncológicos morreram no hospital. A maioria após contrair pneumonia. Mães denunciaram condições sanitárias precárias, ausência de pediatra no setor, falta de humanidade nos atendimentos, entre outros. Os falecidos são: Sawanna Araújo, 6 anos, Lucas Manhães, 7, Mariah de Freitas, Aline Dantas, Maria José, Daniel, Wanessa e Ketlein.