×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Feira do Peixe acontece na Semana Santa, em Campos, entre 12 e 14 de abril

Exposição ornamental do produto pretende movimentar os dias de feira

Geral
Por Redação
4 de abril de 2017 - 16h28
Os preparativos estão à todo vapor (Foto: divulgação Secom)

Os preparativos estão à todo vapor (Foto: divulgação Secom)

A 11ª edição da Feira do Peixe, em Campos, vai acontecer nos dias 12,13 e 14 de abril. Este ano, a feira também terá uma exposição de peixes ornamentais.  O evento acontece todos os anos, durante a Semana Santa, na Rua das Palmeiras, nas proximidades da Cidade da Criança Zilda Arns.  Recentemente, uma reunião foi realizada com o superintendente de Pesca e Aquicultura, José Roberto Pessanha; o superintendente adjunto, José Armando Barreto, além de toda equipe que faz parte da coordenação do evento, quando ficaram ajustados os últimos detalhes para a realização da Feira do Peixe 2017.

Ao todo, 23 bancas estarão comercializando pescado durante a feira.  São pescadores do Rio Paraíba do Sul, Lagoa de Campelo, Farol de São Thomé, Ponta Grossa dos Fidalgos, Lagoa Feia, Lagoa de Cima e Imbé, entre outros. Além da comercialização, também, serão vendidos alimentos à base de peixes, conforme informou o superintendente.
— As pescadoras vão oferecer seus quitutes, tendo o peixe como ingrediente principal e comercializar durante a feira — disse José Roberto Pessanha.
Segundo o superintende, a Feira do Peixe oferece a oportunidade de mostrar à comunidade o que produz o pescador artesanal e todos aqueles envolvidos no segmento pesqueiro.
— Além de possibilitar parcerias e incentivar a colaboração entre órgãos da administração, nesta edição vamos ampliar a oferta de opções de pescado, priorizando a produção local.  Um destaque é a oferta do selo Caranguejo, oriundo do manguezal da Carapeba, na Barra do Furado. Além da traíra da Lagoa Feia e da piaba e o sairú de Lagoa de Cima — detalha Pessanha.
As barracas da feira, utilizadas em anos anteriores, estão sendo recuperadas na sede da Superintendência de Pesca e Aquicultura pelo servidor Carlos Euclides.
— O material foi encontrado em péssimo estado de conservação.  A ação de reparo visa oferecer as condições ideais para a oferta do pescado, dando o suporte necessário para que os pescadores participantes ofertem seus produtos melhor acondicionados e mais frescos à população, que estará prestigiando e levando para casa peixes e derivados do pescado de qualidade — explica o superintende adjunto.
Exposição de peixes – Uma novidade este ano é a exposição de peixes ornamentais, sendo algumas espécies únicas, desenvolvidas pelo professor Manuel Vasquez, titular do Laboratório de Zootecnia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).

purchase dopoxetine

— O Aquariofilismo é um mercado promissor. A parceria com a Uenf pretende fomentar a atividade e incentivar o produtor artesanal de peixes ornamentais na região. Esta é uma das ações do planejamento estratégico da Pesca e Aquicultura — informa o superintendente adjunto.
*Ascom