×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Após morte suspeita de idoso, médico alerta para cuidados com vacina contra febre amarela

Condições clínicas e localização geográfica devem ser levadas em consideração para quem tem mais de 60 anos

Saúde
Por Thiago Gomes
4 de abril de 2017 - 17h06

Vacina contra febre amarela esgota no município de Casimiro de Abreu; novas doses serão enviadas para completar imunização (Foto: Divulgação)

Estado do Rio de Janeiro já conta com três mortes causadas pela febre amarela (Foto: Divulgação)


buy lioresal online

“A população acima dos 60 anos deve ter o caso analisado para receber a vacina contra a febre amarela. Se a pessoa nesta faixa etária mora em área de risco, por exemplo, deve ser vacinada, desde que esteja em condições clínicas para isso. Mas, se ela mora na área urbana do nosso município e não vai viajar para uma área de risco, não há motivos para ser imunizada, já que ainda não há risco de febre amarela urbana em Campos, ou seja, o vírus não circula em nossa cidade”, afirmou o presidente da Sociedade Brasileira de Clinica Médica – Regional RJ, Luiz José de Souza.

O médico conta que recomendou a vacina para uma paciente sua de 70 anos, já que ela mora no Imbé, área na qual o macaco morto infectado com o vírus da febre amarela foi encontrado. “Neste caso, os riscos de complicações que podem resultar da vacina são menores do que o risco de contrair a doença”, analisou.

Gestantes também fazem parte do grupo de risco da vacinação. Assim como os idosos, Luiz José recomentou análise e cuidado na hora da prescrição da dose. “Se não está em área de risco, não tem razão para vacinar”.

Ainda segundo Luiz José, o Ministério da Saúde preconiza cobertura de sucesso a imunização de 80% da população. “O município está caminhando para isso”, confirmou Luiz José.

Morte em Silva Jardim — generic Antabuse Silva Jardim investiga a morte de um idoso de 60 anos que se vacinou contra febre amarela. Ele foi imunizado no dia 19 de março e morreu no dia 30 após complicações. Segundo a secretaria de Saúde de Silva Jardim, os exames preliminares feitos pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen) apontaram que o idoso estava com febre amarela. No entanto, falta confirmar se a morte foi causada pelo vírus vacinal ou silvestre da doença.

buy Lasix Balanço – O número de casos confirmados de febre amarela silvestre no estado chegava a onze. Desses, sete casos ocorreram no município de Casimiro de Abreu, com uma morte. Uma morte foi registrada em Itaperuna e outra em Silva Jardim. São Fidélis registrou um caso, São Pedro da Aldeia também um, sendo que o paciente contraiu a doença em viagem à zona rural de Casimiro de Abreu. Em São Sebastião do Alto e Campos dos Goytacazes, foram confirmados dois casos da doença em macacos.