×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Bosque é opção de lazer em Campos para crianças, adultos e adolescentes

Área verde pertencente ao Hospital Manoel Cartucho e reabre as portas à população de Campos, que carece de espaços para lazer

Entretenimento
Por Redação
25 de março de 2017 - 6h00

bosque-manoel-cartucho-silvana-rust-3Qual campista poderia imaginar que, a poucos quilômetros do Centro da cidade, um lindo bosque estaria escondido entre muros e bem no meio de um bairro populoso? Com 20 mil metros quadrados de área verde, o Bosque Manoel Cartucho foi aberto à população em 2015. De lá para cá, a cidade pode desfrutar de um ambiente agradável, seguro e, de quebra, contemplar a natureza e a beleza do espaço.

Localizado na Rua Visconde de Itaboraí (Rua do Leão), no Parque João Seixas, o Bosque Manoel Cartucho pertence à Santa Casa de Misericórdia e estava abandonado. Desde que uma junta interventora assumiu a administração do hospital, há dois anos, o bosque – que nunca tinha sido aberto ao público – foi reestruturado e começou a funcionar como espaço de lazer.

As árvores foram podadas e novos brinquedos e um novo gramado foram instalados, além de banheiros com acessibilidade. O lindo lago que encanta a criançada agora tem peixes. Quem frequentar o espaço também encontra uma cantina vendendo delícias. Tudo que é arrecadado ajuda na manutenção do bosque e do Hospital de Apoio Manoel Cartucho de Castro, mantido pela Santa Casa de Misericórdia de Campos.

A instituição vem enfrentando dificuldades para manter o atendimento aos seus pacientes, todos com doenças crônicas degenerativas. “É uma oferta para o povo e algum recurso que entra para a manutenção do próprio bosque”, afirma um dos interventores da Santa Casa, o médico João Carlos Borromeu. Algumas atrações estão previstas ainda neste semestre para o bosque. Uma delas é a apresentação dos músicos da ONG Orquestrando a Vida. Segundo Rui Grain, que compõe a junta interventora da Santa Casa, a ideia é atrair atividades durante todo o ano para o espaço. “Em breve, vamos ter recreação e animação para o público infantil, além de muitas atividades voltadas para as crianças,” informa Borromeu.

O Bosque Manoel Cartucho é um dos três de Campos. Dos outros dois, apenas o Horto Municipal, na Avenida Alberto Lamego, está aberto à visitação. O terceiro, que está nas instalações da antiga Usina do Queimado, na Avenida Nilo Peçanha, está fechado.

buy lioresal Lasix without prescription Antabuse reviews manoel-cartucho-bosqueFestas ao ar livre

O espaço também vem sendo utilizado como uma opção para a realização de festas, principalmente as infantis. Com um custo bem menor do que os salões da cidade, e com uma proposta completamente diferente, quem escolhe comemorar no bosque divide com a natureza e leva todos os convidados para embarcar numa temática muito interessante. A dentista Isis Marcelli escolheu o bosque para comemorar os dois anos do filho Heitor, justamente para que ele pudesse ter o contato com a natureza, que ela julga tão importante. “Eu queria fazer uma festa ao ar livre para que, de forma lúdica, meu filho aproveitasse o verde e todos os meus convidados pudessem contemplar o belo do local. Todos adoraram! Achei que o bosque foi o melhor local na cidade que encontrei, e indico para quem deseja a mesma proposta!” A entrada do Bosque é pela Rua Visconde do Itaboraí (Rua do Leão), e a entrada custa R$ 5,00 para adultos. Crianças não pagam. O horário de funcionamento é de 8h às 16h, de sexta a domingo e também nos feriados. A entrada de animais é proibida. Qualquer informação sobre aluguel do espaço pode ser obtida através do número: 2726-6550.