×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Chequinho: audiência de Rosinha, Chicão e Mauro Silva acontece na quinta

Instrução e julgamento estava originalmente marcada para sexta-feira, mas foi antecipada

Campos
Por Redação
21 de março de 2017 - 12h47
Rosinha Garotinho, ex-prefeita de Campos. (Foto: Silvana Rust)

Rosinha Garotinho, ex-prefeita de Campos. (Foto: Silvana Rust)

Acontece na próxima quinta-feira (23), às 9h, no Salão do Tribunal do Júri do Fórum Maria Tereza Gusmão Andrade, a audiência de instrução e julgamento da ex-prefeita de Campos, Rosinha Garotinho (PR) no caso Chequinho. Ela, seu vice e candidato à sucessão nas eleições municipais de outubro do ano passado, Dr. Chicão (PR), e o vice deste na chapa, Mauro Silva (PSDB), são réus por suspeita de envolvimento no esquema que trocava inscrições no programa social Cheque Cidadão por votos em candidatos da coligação. Os principais beneficiados seriam candidatos da “Frente Popular Progressista de Campos” ao Legislativo de ao Executivo.

O julgamento havia sido originalmente marcado para o dia 24, mas, o juiz Eron Simas antecipou a audiência em um dia devido a uma cerimônia pública que acontecerá no local na sexta-feira. “Embora a audiência tenha sido designada para o período da manhã, há várias testemunhas para serem ouvidas e, pela experiência dos demais feitos, é possível antever que os depoimentos serão longos, o que poderá conflitar com o outro ato público que será realizado no mesmo dia”, justificou.

A Justiça começou a julgar os suspeitos de participação no esquema em 8 de novembro do ano passado e se estenderam até o dia 28 seguinte, no Fórum Maria Tereza Gusmão. Até o momento, 11 vereadores eleitos e reeleitos já foram condenados em primeira instância: Cecília Ribeiro Gomes (PT do B), Jorge Magal (PSD), Jorge Rangel (PTB), Kellinho (PR), Linda Mara Silva (PTC), Miguelito (PSL), Ozeias (PSDB), Roberto Pinto (PTC), Thiago Ferrugem (PR), Thiago Virgílio (PTC) e Vinicius Madureira (PRP). Em todos os casos, o juiz Eron Simas, da 76ª ZE, decidiu pela cassação dos registros, anulação dos votos recebidos e inelegibilidade por oito anos. Cabe recurso.

Durante as audiências, agentes do Grupo de Apoio à Promotoria (GAP) falaram sobre as diligências para investigar as denúncias contra os vereadores. De acordo com eles, foram encontradas e apreendidas na Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social listas marcadas com uma sigla que, segundo apuração do Ministério Público Eleitoral (MPE), faria referência às legendas envolvidas. Estas listas, que não tinham timbre da Prefeitura, continham nomes e números de documentos pessoais, como identidade e título de eleitor, de beneficiários irregulares do programa social.

A Garotinho, Rosinha, Dr. Chicão e Mauro Silva se somam os ex-secretários de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Edilson Peixoto (PR), e dos Direitos dos Idosos, Gilson Gomes (PRTB), o ex-comandante da Guarda Municipal, Wellington Levino (SD), bem como o ex-vereador governista Albertinho (PMDB).

Além deles, a Justiça julgará, ainda, os candidatos a vereador derrotados no último pleito Aldo de Tocos (PRP), Ailton Tavares (SD), Binho de Conselheiro (PRTB), Carlos Alberto do Canaã (PTC), Duda a Renovação (PRP), Enfermeira Kátia Venina (PR), Geraldinho de Santa Cruz (PSDB), Heloisa Rocha (PR), Kelynho Povão (PHS), Léo de Morro do Coco (PRP), Leonardo do Turf (PSL), Paulinho Camelô (PRP), Paulo Henrique Ph (PTC), Pepeu de Baixa Grande (PSD), Roberta Moura (PR), Rodolfo Pescador (SD), Serginho Bigode (PTC), Tia Penha (PHS) e Vera Bensi (PR).

Garotinho, ex-secretária de Desenvolvimento Humano e Social de Campos, Ana Alice Ribeiro, os vereadores cassados Ozeias, Miguelito, Kellinho, Linda Mara e Thiago Virgílio chegaram a ser presos pela Polícia Federal (PF) por envolvimento no esquema. O ex-subsecretário de Governo de Campos, Alcimar Ferreira Custódio, braço direito de Garotinho na pasta durante o governo Rosinha, teve prisão teve prisão decretada e, mais tarde, revogada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Durante todo o tempo em que o mandado de prisão esteve em aberto, ele permaneceu foragido.