×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

“A tuberculose é uma doença curável”, afirma pneumologista

Campos tem 200 novos casos da doença a cada ano e especialistas alertam para a importância do diagnóstico precoce

Saúde
Por Redação
20 de março de 2017 - 7h13

buy dopoxetine cheap nolvadex tratamento-de-turbeculose-veronica-silvana-rust-81Uma doença que assusta, mas que tem cura. A tuberculose é uma inflamação provocada por uma bactéria e ataca principalmente os pulmões, mas também pode afetar outras partes do corpo, como ossos e rins. A doença propaga-se facilmente por meio da fala, tosse ou espirro. Nos anos de 2015 e 2016, o Ministério da Saúde registrou mais de 70 mil casos de tuberculose; deste total, 4.500 pessoas vieram a óbito. Em Campos, as estatísticas do Centro de Referência da Tuberculose apontam para 200 novos casos por ano. O índice está abaixo do que o órgão federal preconiza para um município com 600 mil habitantes. No ano passado dois detentos que cumpriam pena na Cadeia Pública Dalton Crespo de Castro, em Campos, morreram após contraírem a doença. Na época, outros quatorze internos estavam em tratamento, depois de serem diagnosticados com tuberculose. Segundo a pneumologista Patrícia Meireles, é importante ressaltar que o tratamento da tuberculose alcançou um novo estágio. “São outros tempos e não existe um perfil específico do paciente que contrai esse tipo de doença. A gente segue uma linha de pensamento para conseguir fazer o diagnóstico, mas existem diversos tipos de adoecimentos e manifesta- ções clínicas diferentes. A tuberculose é uma doença curável, mas pode ser contraída por qualquer tipo de pessoa”, afirma.

Sempre que o indivíduo tossir por mais de quinze dias, tosse seca ou com secreção, se tiver um emagrecimento não explicado, febre e suor noturno que chega a incomodar ao ponto de trocar as roupas de cama, deve estar atento, pois estes são os sinais de alerta da tuberculose. “Nesses casos, a recomendação é que esse paciente procure a unidade de saúde mais próxima e faça o diagnóstico.

Um ponto positivo é que, ao começar o tratamento, as chances de outras pessoas próximas contraírem a doença diminuem bastante”, aconselha a médica. Para se prevenir, evite ambientes fechados e mal ventilados, que favorecem a transmissão da doença. A vacina BCG é recomendada para crianças menores de um ano, protegendo-as contra as formas mais graves da doença. “A tuberculose é uma doença que se trata em casa. O tratamento segue a linha “paciente dependente”. Ele precisa tomar os remédios. Sem isso não há cura”, comenta Patrícia.

Lasix without prescription Centro de Referência da Tuberculose

Além das unidades de Saúde, em Campos, o diagnóstico da doença, além de todo o acompanhamento médico, também é feito no Centro de Referência da Tuberculose, inaugurado há dez anos. O espaço funciona anexo ao Hospital Geral de Guarus (HGG) e conta com uma equipe multidisciplinar com médicos pneumologistas e infectologistas, pediatras, assistentes sociais, farmacêuticos, enfermeiros, entre outros profissionais. A iniciativa atende atualmente 208 pacientes. Muitos deles residem em municípios vizinhos.

A coordenadora do programa, a enfermeira Verônica Verdan, alerta para a importância da adesão dos pacientes e do tratamento adequado, que tem duração de seis meses. “Quando o resultado dos exames é positivo, o paciente recebe a medicação indicada e as máscaras, que devem ser utilizadas durante quinze dias, para dar sequência ao tratamento. Um problema é que após este período inicial, os sintomas desaparecem e muitas pessoas acham que estão curadas, mas não estão. Então, é importante dar sequência ao tratamento, pois a interrupção do processo pode acarretar no retorno de uma bactéria multirresistente. Em alguns casos, o paciente tem que ser internado para avaliação”, explica.

Além do paciente, as pessoas que estão em contato com aquele indivíduo portador da tuberculose devem ir até o centro e fazer os exames, a fim de investigar se eles também contraíram a doença. “Toda unidade de saúde pode coletar uma amostra de escarro e encaminhar ao programa. O resultado sai no mesmo dia e assim pode-se iniciar o tratamento. O Centro de Referência da Tuberculose funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. O atendimento médico é feito na parte da manhã. Os pacientes recebem um lanche diário até a hora da consulta. A medicação é retirada na sede do centro, de forma gratuita”, acrescenta.

Testar, Tratar, Vencer

O Brasil é um dos países com maior número de casos da doença no mundo e desde 2003 a tuberculose é uma das prioridades do Ministério da Saúde. No ano passado, começou a valer a nova redefinição da classificação de países prioritários no controle da doença, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O país ocupa a 20ª posição no ranking relacionado à carga de tuberculose. Por isso, o tratamento da doença é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde recomenda a cura de, pelo menos, 85% dos casos. Em 2016, o Governo Federal lançou a campanha de prevenção da doença com o lema “Testar, Tratar, Vencer”. A iniciativa segue este ano com o ponto alto em 24 de março – Dia Mundial de Combate à Tuberculose. “Em Campos, o Centro de Referência da Tuberculose estará neste dia promovendo ações de conscientização em parceria com 72 Unidades Básicas de Saúde, das 9h às 16h, na Praça do Santíssimo Salvador, na área central da cidade. Os pacientes do centro vão receber um café da manhã especial, na sede do programa”, conta Verônica.