×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Operação Carne Fraca: imagem do Brasil pode ser prejudicada no exterior

O gerente de Relações Internacionais e Governamentais da BRF foi preso pela PF neste sábado

País
Por Redação
18 de março de 2017 - 18h26

jose-augusto-de-castro-reduzir-custos-e-cambio-desvalorizado-nao-sao-suficientesO presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, disse nessa sexta-feira (17) que a imagem do Brasil no estrangeiro vai ser muito afetada, de forma negativa, pelo resultado das investigações da Polícia Federal (PF) que culminaram na Operação Carne Fraca, deflagrada  quinta-feira (16). De acordo com a Polícia Federal (PF), os frigoríficos envolvidos no esquema criminoso colocavam ácido ascórbico em carnes vencidas e as reembalavam para venda nos mercados interno e externo.

Para Castro, a situação é preocupante, porque o Brasil demorou muito tempo para consolidar sua participação no mercado internacional e hoje é um dos grandes exportadores de carne. “Então, com isso, a imagem do país, vai ser muito afetada.”

Castro afirmou que, como a exportação de carne não é feita em bolsa de mercadorias,  mas mercado físico (“oferta e demanda”), o país poderá enfrentar cancelamento de compra e redução de preços. Ele disse que o cenário só não será pior porque, nos Estados Unidos, maiores exportadores de carne de frango, apareceu mais um caso de gripe aviária. “Mas, infelizmente, vamos sentir o impacto negativo aqui.”

generic Antabuse

5yahct5a3cutagylu3e9hwyvwPrisão gerente da BRF generic lioresal

O gerente de Relações Internacionais e Governamentais da Brasil Foods (BRF), Roney Nogueira dos Santos, foi preso pela Polícia Federal (PF) neste sábado (18) no Aeroporto Internacional de Guarulhos após desembarcar vindo do exterior.

Segundo a assessoria da BRF, Santos se entregou às autoridades. O gerente teve a prisão preventiva decretada pela operação Carne Fraca, da PF. Ele é acusado de influenciar fiscais do Ministério da Agricultura.

“[Roney Nogueira] remunera diretamente fiscais contratados, presenteia com produtos da empresa, se dispõe a auxiliar no financiamento de campanha política e até é chamado a intervir em seleção de atleta em escolinha de futebol. Com tantas benesses, há notícia de que ele possui login e senha para acessar diretamente o sistema de processos administrativos (SEI) do MAPA [Ministério da Agricultura], obviamente de uso restrito ao público interno”, disse o juiz federal Marcos Josegrei da Silva, que determinou a prisão do gerente.

 

95215908gettyimages-74359330Fraude das carnes Lasix online

Após a divulgação da fraude das carnes, entidades de defesa do consumidor recomendam redobrar os cuidados com coloração avermelhada, textura não pegajosa e lisa, e a ausência de mau cheiro. O diretor de pesquisas e projetos do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e professor de Direito do Consumidor, Ricardo Morishita, diz que o consumidor deve ficar atento às informações dos produtos nos estabelecimentos. O especialista afirma que são elas que vão orientar como proceder na escolha do alimento.

“Na dúvida sobre a adequação do produto, espere. Entre em contato com o supermercado ou com o fabricante. Na dúvida, não consumo”, orienta: “Se cheirou e está estranho; a cor está estranha, espere, não consuma. Em última análise, procure os órgãos de defesa do consumidor”

Para o Idec, as irregularidades cometidas por vários frigoríficos reforçam que o consumidor deve evitar alimentos ultraprocessados, produzidos a partir de carnes como salsicha, linguiça, nuggets, hambúrgueres, dentre outros.