×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Livros de fotografias mostram a natureza e a beleza de cenários do estado

Dudu Linhares retrata cada ângulo, cada olhar e cada experiência dele na escrita e principalmente na fotografia

Cultura
Por Redação
17 de março de 2017 - 16h50
Dudu Linhares dono do ensaio fotográfico - "Olhos D´Água".

Dudu Linhares dono do ensaio fotográfico – “Olhos D´Água”.

Por Taysa Assis order Antabuse

Assim como uma reportagem propriamente dita, a fotografia também cumpre uma fun- ção importante no jornalismo como um todo: a de informar. E quando quem escreve é mais que um jornalista, é também um fotógrafo, a pauta fica ainda melhor. Cada ângulo, cada olhar, cada experiência é retratada na escrita e principalmente na fotografia. É assim com José Eduardo Nogueira Linhares, mais conhecido como Dudu Linhares. Ele é proprietário de uma das primeiras agências de publicidade profissionais de Campos, a Macro Zoom, inaugurada assim que a antiga TV Norte Fluminense, afiliada da Rede Globo, foi fundada em Campos.

Dudu trabalha com fotografia desde a década passada e, apesar de já ter editado dois livros e ministrado aula na Faculdade de Filosofia de Campos, não se considera um profissional, pois não vive da arte. Mas o sangue de um excelente profissional corre em suas veias. Não é à toa que tem dois livros publicados. Sua pretensão é que, a cada três anos, um novo livro seja lançado.

ta3-1O primeiro livro de Dudu Linhares, “Caminhos do Vento”, veio recheado de imagens da natureza, como pássaros, insetos e flores. Tudo isso numa visão macro. O segundo exemplar é uma continuidade do primeiro. “Olhos d’ Água” é uma viagem fotográfica do Sul ao Norte do Estado do Rio, mostrando a beleza de lugares como Visconde de Mauá, Rio de Janeiro, Baía de Guanabara, Búzios, Campos e Pontal de Atafona. “Faço homenagens às pessoas, conto casos, poemas e um pouco da visão do meu pequeno grande mundo. Quando estou fotografando, não penso em absolutamente nada, é algo que traz uma paz tão grande para mim que deixo de lado alguns sentidos do corpo que, naquele momento, não são tão essenciais para o trabalho. Tenho uma visão ultra-aguçada, e a audição me chama a atenção, o cheiro também”.

ta5Dudu Linhares é proprietário de uma usina, que não funciona, mas que desenvolve projetos imobiliários, e que este ano completará 110 anos de existência. Durante um bom tempo, a fotografia foi, para ele, uma fonte de sustento. “Passava horas fotografando, teve uma época em que todos os dias saía para fotografar. É como se fosse uma cachaça, viciante e apaixonante. O meu último livro fala muito da cidade de Campos, da região do Imbé, um local onde vou até hoje. Me traz muita alegria poder mostrar tudo isso”.

Amante da natureza, Dudu Linhares foi criado no meio rural e aprendeu a gostar do meio ambiente com a mãe. “Sempre fui cercado de verde. Minha família é muito ligada à natureza, tanto que meu trabalho é em volta dela, peguei isso para mim. Gosto de andar no meio do mato. Já levei muita surra de marimbondos, pernilongos, formigas, mas nada que me atrapalhe, faz parte do processo”.

Para que suas obras alcancem ainda mais o público, nos próximos dias Dudu vai doar cerca de 30 livros para a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Campos. Sem dúvida alguma, uma maneira de levar para os estudantes do município um pouco mais da beleza e importância da cidade. Imagens que Falam Amante da natureza, Dudu Linhares já editou dois livros de fotografias, que mostram a natureza e a beleza de cenários do estado do Rio de Janeiro.

buy nolvadex online ta6

 

ta4