×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Estudantes protestam contra assaltos frequentes ao redor de colégio estadual

Moradores do bairro também cobraram redutores de velocidade na rua em frente à instituição

Campos
Por Redação
17 de março de 2017 - 12h01
manifestacao-no-colegio-estadual-constantino-fernandes-silvana-rust-17

(Foto: Silvana Rust)

O grande número de assaltos nos arredores do Colégio Estadual Constantino Fernandes, no Parque Jóquei Clube, vem amedrontando estudantes, professores e funcionários. Com o intuito de cobrar uma providência do poder público, na manhã desta sexta-feira (17) eles se organizaram em uma manifestação pacífica em frente à unidade e pediram a volta do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), da Polícia Militar; e da ronda escolar, da Guarda Civil Municipal (GCM) e também a contração de porteiros, já que, desde o ano passado, os servidores que desempenhavam essa função foram dispensados. Os manifestantes ainda solicitaram a implantação de redutores de velocidade na Rua Júlio Barcelos, em frente ao Colégio. Segundo eles, inúmeros acidentes já foram registrados no local devido à falta de quebra-molas, inclusive deixando vítimas gravemente feridas.

O protesto começou por volta das 10h da manhã, quando os estudantes levantaram cartazes a fim de chamar a atenção das autoridades para o problema. De acordo com o diretor titular da instituição, Fernando Vasconcellos, a ocorrência de assaltos foi agravada nos últimos meses, principalmente após a dispensa dos porteiros terceirizados do estado. Ele conta que, semanalmente, os estudantes são assaltados em frente à escola e nas ruas adjacentes, o que vem tirando a paz principalmente dos pais desses jovens.

dopoxetine reviews

Diretor Fernando fala sobre os problemas (Foto: Silvana Rust)

“Fizemos uma pesquisa e percebemos que, em cada sala, de três a oito alunos já tiveram seus celulares roubados aqui no bairro. Essa estatística é assustadora e, por isso, decidimos nos manifestar. Muitos pais estão com receio de deixarem os seus filhos virem para a escola porque prezam pela segurança deles. Nós também prezamos, mas não podemos abdicar da educação em prol do medo”, afirmou o diretor. Ele acrescentou que os assaltos acontecem, sobretudo, no terceiro turno, na parte da noite, quando os estabelecimentos comerciais da área já fecharam as portas.

O professor de história, Romualdo Braga, disse que os constantes assaltos na área já viraram motivo de piada entre os alunos. “Eles brincam uns com os outros sobre quem será o próximo a ser assaltado. Isso é preocupante demais e as autoridades precisam abrir os outros para essa questão. Além de sobrecarregarmos outros funcionários para ficarem na portaria e vigiarem a saída dos estudantes, todos acabam ficando em risco. A ronda escolar da Guarda, que antes era frequente, agora já não passa por aqui. O mesmo vale para o Proeis, que realizava um trabalho muito importante para a segurança nas escolas e que hoje não existe mais. Estamos de mãos atadas e o mínimo que podemos fazer é pedir ajuda”, declarou o professor.

(Foto: Silvana Rust)

(Foto: Silvana Rust)

Maria Isabel Pessanha, de 56 anos, é mãe de uma aluna e funcionária do Colégio Estadual. De acordo com ela, os assaltantes atuam em bicicletas, motocicletas e até mesmo em carros, o que deixa os alunos e funcionários apreensivos. “Eles não sabem quem pode sacar uma arma e assalta-los. Nós orientamos para que todos saiam juntos, para inibir a ação dos bandidos, mas essa não é a solução definitiva para o problema. A Polícia e a Guarda precisam estar presentes”, disse. A mãe Valéria Nunes, de 49 anos, mesmo morando no bairro, leva e busca a filha todos os dias. “Ela já foi assaltada uma vez quando ia para casa junto com um colega. Então trazê-la e busca-la foi a medida que eu encontrei para que ela chegue na escola e à casa em segurança”, contou.

(Foto: Silvana Rust)

(Foto: Silvana Rust)

Redutores de Velocidade

Outra questão levantada pelos estudantes e funcionários do Colégio Estadual Constantino Fernandes e pelos moradores do Jóquei Clube é a falta de quebra-molas na Rua Júlio Barcelos, em frente á unidade escolar. Há três anos e três meses, o lanterneiro Valdemilson Alves dos Santos, de 58 anos, foi atropelado por um veículo em alta velocidade quando atravessava a rua da escola às 10h da manhã. Ele sofreu traumatismo craniano que ocasionou a perda do movimento das pernas e prejudicou a fala. Após seis meses internado “entre a vida e a morte”, ele passou a ser cuidado pela irmã, Vera Lúcia Alves, proprietária de uma lanchonete na Rua Júlio Barcelos.

lioresal reviews

De acordo com Vera, Valdemilson foi apenas uma das vítimas de acidentes no local. Ela e outros moradores já solicitaram ao Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) a instalação de um quebra-molas na via pública, mas, até o momento, o pedido não foi atendido. “Não entendemos o porquê da demora para atender um pedido tão simples. A única coisa que pedimos é um redutor de velocidade para impedir que outras pessoas também se machuquem”, declarou.

order dopoxetine

Sempre respeitando o princípio do contraditório, a equipe de reportagem do Jornal Terceira Via entrou em contato por e-mail com a Superintendência de Comunicação Social da Prefeitura de Campos a fim de questionar a Guarda Civil Municipal e o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) a respeito da interrupção do programa Ronda Escolar e da falta de redutores de velocidade em frente ao Colégio. O jornal aguarda a resposta dos órgãos competentes para incluí-la na reportagem.