×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos inspirou mestre do taekwondo a escrever livro sobre a paixão por esta arte marcial

Conhecido pela técnica dos chutes altos e corretos, o taekwondo chegou ao país em 1970

J3 Esporte
Por Redação
17 de março de 2017 - 15h53
lancamento-do-livro-pratique-tae-kwon-do-mestre-lee-academia-cesar-pinudo-silvana-rust-4

Mestre coreano de Taekwondo Woo-Jae Lee (Foto: Silvana Rust)

Disciplina e equilíbrio são características do taekwondo. Para ajudar a entender melhor: “tae”, quer dizer pernas ou pés, “kwon”, mãos ou pulsos, e “do”, algo parecido com “caminho da mente”, a disciplina. Conhecido pela técnica dos chutes altos e corretos, o taekwondo chegou ao país em 1970. E, em 1971, o mais antigo mestre coreano, Woo-Jae Lee, chegou ao país e dois anos depois conseguiu registrar a modalidade no Ministério da Educação e Cultura do governo brasileiro.

Em 1981, o mestre trouxe o esporte para Campos. E, na quinta-feira (9), lançou o segundo exemplar do livro “Pratique Taekwondo” com mais de 2 mil técnicas. “Foi em Campos que tive a ideia de escrever o livro com as técnicas do taekwondo. O primeiro foi lançado em dezembro do ano passado. Uma parte complementar saiu em fevereiro deste ano. E o segundo volume, na última quinta-feira. Esta edição tem 2.874 técnicas de ataque e defesa distribuídas em 600 páginas”, destaca o mestre.

Woo-Jae Lee mora no Espírito Santo, mas tem forte ligação com a cidade de Campos, onde já morou. “Cheguei a Campos em 1984 para divulgar a modalidade. Tenho saudade e intimidade com essa cidade, que me permitiu organizar e fazer meus livros. Todos os três (livros) estão sediados em Campos, com participação de atletas faixa preta locais, como os professores César Pinudo e Débora Reis. Eles são como atores principais desta edição. Campos é uma cidade pequena, mas que já conquistou muitas medalhas nacionais.

Um exemplo é o campista Douglas Marcelino, que já foi atleta internacional. Lutou contra coreanos e se saiu muito bem”. Woo-Jae Lee acumula 12 livros desde 1971. De acordo com o mestre, o segundo volume traz teorias, conhecimentos e técnicas de luta. “O livro não é somente para os praticantes, é uma obra para todos. Lendo o exemplar, pode não ser possível aprender nem praticar taekwondo. Mas vai aprender muita filosofia, educação e método de um lutador. Esse livro é tipo um verdadeiro dicionário da modalidade”, ressalta o mestre.

Entenda o Taekwondo acquire Antabuse lioresal reviews

No taekwondo, dois competidores, cada um com uma cor, tentam atingir o corpo do oponente com chutes e socos. Não basta que o golpe atinja o adversário; ele tem que tocar o ponto certo, e com uma intensidade mínima, que é calibrada de acordo com a categoria. Ao todo, são dez faixas, que vão desde a branca até a tão cobiçada faixa preta. Campos é uma cidade referência na modalidade e tem mais de 120 atletas com a principal faixa. Para começar no taekwondo, a criança passa por uma avaliação a partir dos 5 anos de idade. Uma vez iniciando o esporte, muda de faixa em média a cada seis meses.