×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Delação de Jonas Lopes promete abalar política no Estado do Rio

Conselheiros e ex-conselheiros do TCE-RJ, empresas, prefeitos e um ex-governador são citados

Estado do RJ
Por Redação
16 de março de 2017 - 10h26
jonas-lopes

Ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Jonas Lopes de Carvalho. (Foto: Divulgação)

 

A jornalista Adriana Cruz afirmou nesta quinta-feira (16), em publicação na sua coluna Justiça e Cidadania, no site do jornal O Dia, que o ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Jonas Lopes de Carvalho, cita em sua delação premiada quatro conselheiros e um ex-conselheiro da Corte, políticos, como prefeitos de municípios fluminenses e um ex-governador, além de empresas.

De acordo com Adriana, “o depoimento, ainda guardado a sete chaves na Corte de Brasília, é tratado nos bastidores da política carioca como nitroglicerina pura. Com base na colaboração de Lopes mais uma operação da Lava Jato promete abalar o Rio de Janeiro ainda este mês ou no início de abril”.

A jornalista lembra as obras da Copa do Mundo e da Olimpíada, que aconteceram durante a passagem de Lopes pelo comando do TCE-RJ, entre 2011 e 2016. “Nesse período, ele tinha o poder de paralisar as fiscalizações do corpo instrutivo do TCE nas obras do Maracanã, Arco Metropolitano, PAC das Favelas e Linha 4 do Metrô. Esses procedimentos, segundo investigação da Polícia Federal, ficaram ‘engavetados’ no gabinete do então presidente. Só no caso do Maracanã eram 22 processos no TCE parados. Até na casa de Lopes foram apreendidos documentos referentes às obras”.