×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Onde estão as águas de março fechando o verão?

Meteorologista explica a inconstância climática desse mês de transição entre verão e outono

Campos
Por Redação
11 de março de 2017 - 7h28
(Foto: Flickr.com)

(Foto: Flickr.com)

Após 10 dias de sol intenso, os campistas questionam: cadê as tais “águas de março”? A verdade é que este é um mês climaticamente instável porque está situado entre duas estações bem diferentes: verão e outono. Por esse motivo, é difícil prever as temperaturas e os índices de pluviosidade. Segundo o meteorologista Carlos Augusto Souto, a tendência é que o calor diminua ao longo das semanas, mas quando se trata de março, tudo pode acontecer.

Souto explicou que, nos primeiros dias, é comum que as temperaturas permaneçam elevadas bem como ocorreu nos meses de janeiro e fevereiro. À medida que as semanas passam, a previsão é de que o calor cesse e que a chuva dê as caras. “Março é um mês bastante peculiar porque mescla características de duas estações bem distintas. Nas duas primeiras semanas, ainda estamos no verão. A partir da terceira semana, já estamos no outono. Então não é difícil fica confuso com o clima neste período”, explicou.

Nos primeiros 15 dias, a previsão é que a temperatura continue alta, embora não tanto quanto em janeiro, e as chuvas podem não aparecer. Em seguida, o calor pode ficar ainda mais ameno e o índice de pluviosidade tende a aumentar. “É importante esclarecer que essa transição não é súbita. Isso acontece de forma lenta ao longo do mês”, disse o meteorologista.

acquire nolvadex

Para ele, mais interessante que o mês de março é a estação do outono, a “estação louquinha”. Souto afirma que entre março e junho, as previsões meteorológicas são inconstantes. “É o verão se despedindo, então é possível que haja calor e também um pouco de frio. A orientação é que, ao longo desses meses, as pessoas levem casacos mesmo com sol a pino”, declarou Souto.

order dopoxetine

A partir de maio, as chuvas devem diminuir bastante, segundo o meteorologista, e isso é explicado devido ao clima da região. “A classificação climática da nossa região é tropical com secas de inverno, isto é, bastante calor nos últimos e primeiros meses do ano e com chuvas intensas, e temperaturas mais amenas no meio do ano, com pouca ou nenhuma chuva. Mas a média meteorológica para esta área é de 22°C ao longo de todo ano”, explicou.

Quanto às chuvas deste verão, Souto disse que, embora fevereiro tenha sido um mês mais seco do que o comum, em janeiro houve muita chuva, que inclusive gerou transtornos à população. “Mas é importante esclarecer que, este ano, o clima está dentro da normalidade”, concluiu.