×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Bloqueio vacinal contra febre amarela tem início em Rio Preto

Imunização acontece até este domingo, das 8h às 16h, na Unidade Básica de Saúde da localidade

Campos
Por ASCOM
4 de março de 2017 - 14h15
vacina é destinada a pessoas entre 9 meses e 60 anos, obedecendo às indicações e contraindicações do Ministério da Saúde. (Foto: Divulgação)

vacina é destinada a pessoas entre 9 meses e 60 anos, obedecendo às indicações e contraindicações do Ministério da Saúde. (Foto: Divulgação)

 

A secretaria de Saúde iniciou neste sábado (4), a vacinação contra a febre amarela em Rio Preto, Campos. A imunização acontece até este domingo, das 8h às 16h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade.

O movimento intenso teve início antes mesmo da equipe da saúde começar o atendimento à população. A secretaria municipal de Saúde informa que segue determinações da secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), que orienta que a vacinação seja voltada para os moradores dos distritos que possuam áreas de mata atlântica e proximidades.

De acordo com a enfermeira Isabelle Gomes, oito profissionais entre enfermeiros e técnicos em enfermagem compõem a equipe da saúde responsável pelas imunizações.

“Para este sábado foram disponibilizadas 1,2 mil doses da vacina e para amanhã teremos o mesmo número disponível para atender à população dentro da faixa etária estipulada. Na próxima segunda-feira (6), a imunização vai acontecer em Lagoa de Cima e Tapera. Estamos dando prosseguimento ao bloqueio vacinal como já havíamos feito em Santa Maria, Santo Eduardo e Imbé”, destacou Isabelle.

A vacina é destinada a pessoas entre 9 meses e 60 anos, obedecendo às indicações e contraindicações do Ministério da Saúde, que são: não possuir doenças como câncer, HIV positivo; não ser alérgico a proteína do ovo e a gelatina; não fazer uso de medicamentos como corticoide; não ser gestante e não estar amamentando.

A dona de casa Franciele da Fonseca Rangel e a filha Ana Laura Rangel, de apenas dois anos, receberam a dose da vacina. “Estava muito preocupada porque moramos na área rural, próximo à mata. Fiz questão de chegar antes do horário marcado para garantir logo que eu e minha filha fôssemos vacinadas. Temos que nos prevenir e por isso avisei a toda minha família, aos meus vizinhos e aos meus amigos”, pontuou.

De acordo com a Secretaria de Saúde, não há nenhuma confirmação sobre a causa da morte dos macacos encontrados em Rio Preto e em Conceição do Imbé. Portanto, não é cabível afirmar que o motivo tenha sido febre amarela. A orientação é que a população não fique em pânico, pois as imunizações tem sido feitas conforme orientações do Ministério da Saúde e da SES-RJ, que determina a vacinação para pessoas que irão viajar para áreas de risco, para moradores de distritos que fazem divisa com áreas de risco do Espírito Santo e moradores dos distritos que possuam áreas de mata atlântica e proximidades.

Fonte: Ascom/Campos