×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Com 41 votos favoráveis e 28 contra, Alerj aprova venda da Cedae

Confira o voto dos deputados Bruno Dauaire, João Peixoto, Gil Vianna e Geraldo Pudim

Estado do RJ
Por Redação
20 de fevereiro de 2017 - 12h52
Projeto que prevê venda da Cedae recebeu 41 votos a favor e 28 contrários (Foto: Divulgação/Alerj)

Projeto que prevê venda da Cedae recebeu 41 votos a favor e 28 contrários (Foto: Divulgação/Alerj)

A privatização da Cedae foi aprovada nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Estiveram presentes 69 deputados. Foram 41 votos favoráveis e 28 contra. Com o resultado da votação, o governo poderá vender a companhia de água e esgoto para o mercado privado e também contratar um empréstimo de R$ 3,5 bilhões. A definição pegou de surpresa a oposição, cuja mobilização se preparava para os próximos dias.

A venda da companhia é uma das condições do Plano de Recuperação Fiscal, segundo acordo firmado em janeiro com a União, que prevê a suspensão do pagamento da dívida do estado com o Governo Federal. Segundo o executivo estadual, as medidas do plano trarão um alívio de R$ 62 bilhões em três anos.

A sessão foi tensa e, antes da votação, as comissões deram pareceres contrários as emendas. Após as questões, foi aberta votação eletrônica. A concretização da venda fez com que cada deputado falasse sobre as questões. Os favoráveis defenderam seu voto, enquanto os contrários criticaram o governo estadual.

Antes da votação, uma reunião entre os líderes dos partidos definiu que o texto iria à votação sem emendas, ou seja, da forma como foi enviado ao parlamento. Antes mesmo da votação, o presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB), antecipou o resultado. “Vai passar”, disse.

 Picciani garantiu que, se necessário, prorrogaria a sessão para concluir a votação ainda nesta segunda – embora as sessões de terça, quarta e quinta já estivessem reservadas para discussões sobre o projeto.

 A venda da Cedae, porém, ainda será tema de emendas. Há inclusive projetos de alterações na lei que anulariam todos os artigos. Ou seja, anularia a aprovação. Por isso, o governo quer aproveitar para votar tudo nesta segunda – minimizando a chance de mudanças no voto dos parlamentares.

generic nolvadex purchase Lasix

A oposição garantiu que irá se mobilizar para reverter o resultado. “Esta luta não termina hoje. Vocês vão ganhar essa batalha hoje, mas podem esperar muita resistência. Essa privatização não acontece hoje”, afirmou o deputado Marcelo Freixo (PSOL).

Veja abaixo como votaram os  deputados da região:

A FAVOR

Geraldo Pudim (PMDB)
Gil Vianna (PSB)
João Peixoto (PSDC)

order dopoxetine CONTRA

 Bruno Dauaire (PR)