×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos ainda está bem colocada no ranking do PIB

Cidade está entre as 100 melhores do país para investimentos na área imobiliária, segundo estudo feito em SP

Campos
Por Redação
17 de fevereiro de 2017 - 21h30
Crescimento vertical de Campos (Foto: Silvana Rust)

Crescimento vertical de Campos (Foto: Silvana Rust)

Após um ciclo de forte alta nos preços, o mercado imobiliário no Brasil passa por uma fase em que o valor dos imóveis em muitas regiões não sobe com a mesma intensidade de antes – e em algumas cidades a valorização perde para a inflação. Apesar disso, o investimento neste mercado continua sendo um dos preferidos dos brasileiros, conforme revelou a empresa paulista Prospecta Inteligência Imobiliária, que destacou que este é um momento de oferta concentrada em regiões específicas, o que acaba gerando uma quantidade expressiva de estoques nestes locais.

Neste contexto Campos estás entre as 100 melhores cidades do país com menos de 1 milhão de habitantes para se investir em imóveis, ocupando a 43ª posição. Quando se trata de estado do Rio de Janeiro fica atrás de Niterói, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São João do Miriti, todas na região metropolitana da capital. Pela ótica do interior Campos é a campeã no Rio, pois Macaé vem na 64ª colocação, Petrópolis na 86ª e Volta redonda em 90ª lugar.Campos ganha de muitas cidades do interior paulista, com a proposta São Carlos e Americana.

Para os especialistas do mercado, Campos ocupa essa posição de destaque porque tem infraestrutura, e potencialidade de crescimento. – Somos uma cidade onde dificilmente um im- óvel se desvaloriza. Não tenho dúvidas de que o setor será o primeiro a se recuperar deste quadro de estagnação econômica- disse o engenheiro Guilherme Chacur. Com isso, a Prospecta realizou um estudo que mostra as melhores cidades do país para investir em imóveis, usando como base a demanda. Através de metodologia própria, iniciamos a construção de um indicador que possibilitasse a visibilidade da atratividade mercadológica para prospecção de empreendimentos imobiliários, denominado de P2I –Lead”, relata a consultoria.

O índice leva em conta fatores como das cidades como área, densidade, empresas atuantes, PIB, empregos formais, taxa de urbanização, renda domiciliar, nível de instrução Superior Completo, entre outros fatores. Quanto mais próximo de 1 o índice, mais atrativa é a cidade para investir. Vale ressaltar que o indicador não pode ser considerado como conclusivo, visto que analisa apenas uma das principais variáveis de mercado, a demanda. Nosso intuito foi quebrar paradigmas, uma vez que o mercado está habituado medir a atratividade apenas pela ótica de oferta, ou seja, olhando para o retrovisor.

Para que consigamos acompanhar a dinâmica do mercado e demonstrar uma visão bem próxima da realidade, atualizaremos o indicador anualmente.O índice engloba todas as cidades do país com menos de um milhão de habitantes, o que totaliza mais de 90% dos municípios Brasileiros.

A melhor cidade para investir, de acordo com o índice, é São Bernardo do Campo (SP), seguida por Campo Grande (MS), Santo André (SP), Osasco (SP) e Natal (RN).

Expectativas para 2017 Juros baixos, déficit de 12 mil quartos de hotéis, expansão de negócios em cidades próximas e dois importantes eventos esportivos mundiais alteraram o perfil do investidor carioca, que, hoje, busca formas diferenciadas de remunerar as suas economias.

Neste cenário, o segmento imobiliário voltou a ser uma alternativa concreta de bons negócios, ao sinalizar com uma rentabilidade muito superior à oferecida pelo mercado financeiro. “Hoje, o investidor tem que ter uma carteira diversificada, na qual se inclui bons imóveis, porque o dinheiro não está rendendo quase nada”, afirmou Rubem Vasconcelos, presidente da Ratrimóvel e vice-presidente da Ademi (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário).

De fato, enquanto as aplicações financeiras que conseguem 100% de CDI oferecem, no máximo, 7,25% ao ano, os fundos imobiliários exibiram uma rentabilidade média de 30% ao longo de 2012 e o Fipezap (Indicador de Preços de Imóveis) acumulou nos últimos 12 meses o índice de 16% para venda e 13,3% para aluguéis só no Rio de janeiro, de acordo com informações de Henrique Caban, assessor da presidência do grupo Carvalho Hosken.

O presidente da Ademi e da construtora Concal, José Conde Caldas, avalia que 80% dos imóveis são vendidos para o morador final, 15% para investidores de aluguéis e 5% para aqueles que compram para vender logo que o imóvel fica pronto.”Mas, esse comprador é fundamental para trazer liquidez ao mercado, porque muitas vezes paga até 50% do valor de venda de entrada, no início da construção”, diz.

Luiz Franca, diretor do Global Equity Properties, fundo de investimento imobiliário do Grupo Global, que lançou dois empreendimentos imobiliários multiusos em Itaboraí e Campos, assinala que os investimentos imobiliários, principalmente comerciais (suítes hoteleiras, flats, salas comerciais e lojas) têm proporcionado aos investidores rentabilidades superiores às aplicações financeiras tradicionais, tais como poupança e CDB (Certificado de Depósitos Bancários).”

As unidades hoteleiras do complexo multiuso Global Center Campos tem uma projeção de rentabilidade líquida mensal de 0,73% em seu primeiro ano de operação, com base em uma estimativa de taxa de ocupação de 65%”, diz.

Confira o ranking

1º São Bernardo do Campo – SP

2º Campo Grande – MS

3º Santo André – SP

4º Osasco – SP

5º Natal – RN

6º Ribeirão Preto – SP

7º São José dos Campos – SP

8º Maceió – AL

9º Niterói – RJ

10º João Pessoa – PB

11º Florianópolis – SC

12º Sorocaba – SP

13º Teresina – PI

14º Uberlândia – MG

15º Santos – SP

16º Vitória – ES

17º Contagem – MG

18º Londrina – PR

19º Aracaju – SE

20º Joinville – SC

21º Cuiabá – MT

22º Vila Velha – ES

23º Maringá – PR

24º Duque de Caxias – RJ

25º Juiz de Fora – MG

26º Jundiaí – SP

27º Caxias do Sul – RS

28º São José do Rio Preto – SP

29º Aparecida de Goiânia – GO

30º Jaboatão dos Guararapes – PE

31º Diadema – SP

32º Barueri – SP 3

3º Betim – MG

34º Nova Iguaçu – RJ

35º Serra – ES

36º São Caetano do Sul – SP

37º Piracicaba – SP

38º Blumenau – SC

39º Mauá – SP

40º Palmas – TO

41º Porto Velho – RO

42º São João de Meriti – RJ

43º Campos dos Goytacazes – RJ purchase dopoxetine buy lioresal online cheap lioresal

44º Feira de Santana – BA

45º Ananindeua – PA

46º Bauru – SP

47º Mogi das Cruzes – SP

48º Carapicuíba – SP

49º Anápolis – GO

50º São José – SC

51º Taboão da Serra – SP

52º Uberaba – MG

53º Cascavel – PR

54º Americana – SP

55º Canoas – RS

56º Macapá – AP

57º Olinda – PE

58º Taubaté – SP

59º Montes Claros – MG

60º Indaiatuba – SP

61º Praia Grande – SP

62º São Vicente – SP

63º São José dos Pinhais – PR

64º Macaé – RJ

65º Itajaí – SC

66º Parnamirim – RN

67º São Carlos – SP

68º Ponta Grossa – PR

69º Araraquara – SP

70º Parauapebas – PA

71º Camaçari – BA

72º Franca – SP

73º Ipatinga – MG

74º Itaquaquecetuba – SP

75º Santana de Parnaíba – SP

76º Sumaré – SP

77º Marília – SP

78º Presidente Prudente – SP

79º Santa Maria – RS

80º Balneário Camboriú – SC

81º Belford Roxo – RJ

82º Cotia – SP

83º Limeira – SP

84º Cariacica – ES

85º Paulista – PE

86º Petrópolis – RJ

87º Ribeirão das Neves – MG

88º Suzano – SP

89º Valinhos – SP

90º Volta Redonda – RJ

91º Campina Grande – PB

92º Chapecó – SC

93º Criciuma – SC

94º Foz do Iguaçu – PR

95º Jaraguá do Sul – SC

96º Guarujá – SP

97º Novo Hamburgo – RS

98º Pelotas – RS

99º Sete Lagoas – MG

100º Governador Valadares – MG