×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Terceira Via revela a fantasia de Nelcimar Pires para o carnaval 2017

Ele vai desfilar na Imperatriz Leopoldinense, no Rio e na escola de samba Congos, tradicional em São João da Barra

Cultura
Por Redação
16 de fevereiro de 2017 - 20h00
Estilista Nelcimar Pires (Foto: Silvana Rust)

Estilista Nelcimar Pires (Foto: Silvana Rust)

É com uma fantasia de 60 quilos e seis metros de altura, com o tema “O Abraço Mortal da Sucuri”, que o estilista Nelcimar Pires vai passar este ano pela Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, e pela Avenida do Samba, em São João da Barra, pelas escolas Imperatriz Leopoldinense e Congos, respectivamente. Ele, que já recebeu mais de 30 prêmios como Melhor Destaque de Luxo, vive intensamente o Carnaval há pelo menos 30 anos e considera a festa uma das maiores manifestações culturais do Brasil, além de sua grande realização pessoal.

A fantasia, desenhada pelo carnavalesco da Imperatriz Caê Rodrigues, e confeccionada pelo carnavalesco da Congos Geraldo Lopes, vai representar o desbravamento das terras indígenas pelo “homem branco” e a cobra sucuri será o símbolo da tribo Xingu, homenageada pela escola carioca. Em SJB, a vestimenta fará parte de outra representação: o enredo deste ano da Congos será a Cor Vermelha e Nelcimar sairá no carro que mostrará a arte da pintura corporal executada pelos índios. Até o primeiro desfile, no dia 25 de fevereiro, o estilista está dando os toques finais na roupa, acrescentando itens do seu acervo pessoal, como cristais e outras peças antigas.

Segundo Nelcimar, a escolha de Geraldo Lopes para confeccionar a fantasia foi dele. “Geraldo é um grande talento da nossa região, prata da casa; ele e a sua equipe têm um talento que muitas pessoas de Campos, e até mesmo de São João da Barra, desconhecem. Além de ser meu amigo pessoal há 20 anos, eu confio demais no trabalho dele e, por esse motivo, não penso duas vezes antes de escolhê-lo”, disse o estilista, que há anos deixou de confeccionar suas próprias fantasias devido à falta de tempo.

Estilista Nelcimar Pires (Foto: Silvana Rust)

Estilista Nelcimar Pires (Foto: Silvana Rust)

História no Carnaval Em 2017, Nelcimar completa 13 anos desfilando pela Imperatriz como Destaque Principal dos carros alegóricos; antes disso, o estilista passou por outras oito escolas de samba do Rio, entre elas: Portela, Vila Isabel, Salgueiro, Viradouro, Acadêmicos da Rocinha, Porto da Pedra, etc. No entanto, sua história no Carnaval começou há muito tempo, em São João da Barra, onde, para ele, acontece a maior e mais respeitada festa carnavalesca da região. Após os saudosos bailes de Carnaval do antigo Clube Saldanha da Gama, foi pela Congos que Nelcimar descobriu a avenida, quando ainda era criança.

Aos 17, ele confeccionou uma fantasia para a irmã e aos 21 desfilou como destaque da escola sanjoanense pela primeira vez. De acordo com ele, a participação no Carnaval é “o que dá luz” à sua vida, até mais do que a sua consagração como estilista de noivas. Reconhecimento Aliás, foi por meio do Carnaval que o campista pôde conhecer o mundo: Japão, China, Inglaterra, França, Suíça, Portugal e Canadá são alguns dos países onde ele foi reconhecido. No próximo mês, Nelcimar Pires vai para a Coreia do Sul apresentar mais quatro fantasias premiadas.

O sucesso é tanto que desde 2008 o campista tornou-se hors-concours, isto é, não participa mais das competições do Carnaval do Rio de Janeiro para não tirar o incentivo dos outros destaques. Isso porque a concorrência é desleal: Nelcimar é tetra campeão pelo Plumas e Paetês Cultural; penta campeão do concurso de fantasias do Hotel Glória; tetra campeão pelo Sambanet; e todos esses prêmios lhe garantiram uma participação no documentário produzido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que destacou os profissionais mais premiados do Carnaval Carioca. No entanto, para o estilista, não são os prêmios que representam seu sucesso.

“Eu só levarei comigo todo esse sonho realizado no Carnaval e o meu espírito carregado da cultura que apreendi nesse ‘mundo encantado’ onde podemos ser o que quisermos”, declarou. Ele disse, ainda, que a essência do Carnaval não é medida pelas premiações, mas pela história contada na avenida. “A realidade é que, no Carnaval, eu tive a oportunidade de aprender mais do que na faculdade. Eu já fui um imperador bizantino, já fui Getúlio Vargas antes da presidência… Ou seja, Carnaval é história, é aprendizado! Aqui no Brasil, muitos não têm ideia da grandeza da cultura carnavalesca lá fora. O Carnaval Carioca é a grande vedete, a oitava maravilha do mundo. É por meio do Carnaval que nós contamos a nossa história e é essa a verdadeira finalidade da festa: exaltar nossos mitos, tradições e costumes”, concluiu.

Nelcimar Pires (Foto: Silvana Rust)

Nelcimar Pires (Foto: Silvana Rust)