×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

CCZ determina que primatas mortos ou doentes sejam encaminhados ao órgão

Objetivo é identificar se há relação com a febre amarela e tomar medidas de prevenção

Campos
Por Redação
16 de fevereiro de 2017 - 15h02
Jorgeamado Almeida, diretor do CCZ (Foto: Antônio Cruz/Ascom)

Jorgeamado Almeida, diretor do CCZ (Foto: Antônio Cruz/Ascom)

O diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Jorgeamado de Almeida Santos, determinou que todos os casos de primatas doentes ou mortos devem ser comunicados ao órgão. A ordem foi lançada a todos os médicos veterinários da cidade. Os animais nessa situação devem ser encaminhados ao órgão para uma avaliação de identificação da doença. A intenção é descobrir se há relação com a febre amarela, já registrada em estados vizinhos, como Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.

Segundo Jorgeamado, o alerta foi criado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo e ele, como membro do Conselho Regional do Estado do Rio, solicitou a autorização para que o mesmo alerta seja feito para o Estado.

“Os médicos podem procurar o CCZ ou a Vigilância em Saúde para informar sobre esse eventuais casos. Esse alerta é mais uma forma de prevenção para que possamos combater a febre amarela”, orientou o diretor do CCZ.

Ele comunica ainda que o CCZ, a pedido da Vigilância em Saúde do Estado do Rio de Janeiro, será referência da região Norte e Noroeste Fluminense para recebimento de primatas encontrados mortos e assim serem enviados para diagnóstico da febre amarela no Rio de Janeiro.

Imunização  nolvadex reviews order Lasix order dopoxetine

Vale lembrar que Campos não registrou nenhum caso de febre amarela. O município já vacinou, este ano, mais de 7.500 pessoas contra a doença, incluindo os bloqueios realizados em Santa Maria e Santo Eduardo. Apenas na sede da Secretaria, onde são distribuídas 100 senhas diárias para quem comprovar viagem para áreas de risco de contágio, foram mais de 3 mil doses aplicadas.

 

*Ascom PMCG