×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Eduardo Chacur é “O Homem do Centro”

Presidente da Carjopa por mais de 10 anos, empresário lança livro que conta sua trajetória à frente da entidade

Campos
Por Redação
13 de fevereiro de 2017 - 13h47
Eduardo Chacur segura exemplar de "O Homem do Centro". (Foto: Silvana Rust)

Eduardo Chacur segura exemplar de “O Homem do Centro”. (Foto: Silvana Rust)

 

Os mais de dez anos de Eduardo Chacur à frente da Associação dos Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoas e Adjacências (Carjopa) viraram livro. “O Homem do Centro” retrata a vida do empresário e sua luta pela valorização da região central de Campos, que reúne alguns dos mais tradicionais comércios da cidade, bem como reconhecido patrimônio arquitetônico.

Escrito pelo jornalista Renato Wanderley, “O Homem do Centro” tem prefácio escrito pelo juiz aposentado Edmundo Machado e apresentação do diretor de Jornalismo do Grupo Terceira Via, Aloysio Balbi, que acompanhou de perto grande parte dessa história.

A Carjopa surgiu em 1996 e teve João Elias Waked Filho como seu primeiro presidente. Chacur foi eleito para o cargo em maio de 2005 e permaneceu até 2016. Para o empresário, “o saldo é positivo”.

“Quando chegamos à Carjopa, ela era uma entidade pequena. Conseguimos, porém, com muito trabalho, transformá-la em uma referência. A Carjopa ganhou respeito. Estamos presentes nas principais discussões sobre a cidade. E fomos além da defesa do Centro de Campos, que conseguimos, junto à Prefeitura revitalizar. Participamos da mobilização pelos royalties, trabalhamos por uma aproximação junto à Petrobras e para trazer grandes empresas para a cidade. Foi positivo”, avalia Chacur.

O livro ilustra grande parte desta trajetória com matérias divulgadas, ao longo da última década, pela imprensa local. Traz, também, documenta, também, o reconhecimento recebido pelo empresário em sua luta diária. São homenagens, comendas e lembranças que ajudam a entender as pequenas e grandes conquistas da instituição e que podem ser relembradas nas páginas “O Homem do Centro”.