×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Programação do Carnaval de SJB começa nesta sexta-feira

Exposições, concursos e apresentação das baterias das escolas de samba farão parte da programação

Cultura
Por ASCOM
3 de fevereiro de 2017 - 9h58
carnaval-sjb

(Foto: Ascom/Prefeitura de São João da Barra)

A programação cultural de verão, em São João da Barra, terá começa nesta sexta-feira (3) com a abertura de exposições voltadas à tradição carnavalesca da cidade. O evento, promovido pela Secretaria de Educação e Cultura, será itinerante, iniciando às 20h no Cine Teatro São João, com a exposição “Faces do Carnaval”, onde serão exibidas obras de artistas plásticos sanjoanenses, utilizando máscaras como referência artística, em diversos modelos e criações. As exposições serão permanentes, abertas à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Logo após, o público poderá acompanhar a abertura da exposição “Moema Magalhães – A dama dos antigos carnavais”, na Antiga Casa de Câmara e Cadeia. O evento contará ainda com a bateria da Escola de Samba Chinês, fazendo uma homenagem à saudosa foliona, que foi uma das principais figuras do Carnaval no século XX, assinando enredos, decorações de rua, cenários e outros.

A noite terá seu desfecho no Centro Cultural Narcisa Amália, com “Carnavalizando”, uma exposição com fantasias e peças decorativas que marcaram tempos áureos do carnaval sanjoanense, entre elas encontram-se dominós, bate-bolas, figurinos originais e de luxo, além de algumas vestimentas premiadas do tradicional Concurso de Mascarados.

“São João da Barra tem, no carnaval, a maior e mais rica manifestação popular da região. Estaremos preservando nossas tradições e valorizando os artistas locais. Vamos dar novamente à cultura o lugar de destaque que alcançamos com tanto carinho no passado”, ressaltou a prefeita Carla Machado.

A secretária de Educação e Cultura, Lúcia Siqueira, também destacou a importância da programação cultural. “Somos um povo festeiro e talentoso e basta apenas boa vontade para que tudo dê certo. Essa programação é apenas o pontapé inicial para grandes e novas conquistas”.
Concursos de Carnaval

A programação se estende durante todo o mês de fevereiro, com oficinas de teatro, espetáculo teatral, ensaios de baterias, além do tradicional Concurso de Mascarados, Concurso do Rei Momo e Rainha do Carnaval e o Festival de Marchinhas Carnavalescas, a grande novidade para este ano. As inscrições dos concursos serão realizadas a partir da próxima segunda-feira (6) no Centro Cultural Narcisa Amália.