×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Autoridades de segurança relatam clima mais tranquilo no Farol

PM, Guarda Civil e Corpo de Bombeiros afirmam que o índice de ocorrência na praia diminuiu este ano

Campos
Por ASCOM
3 de fevereiro de 2017 - 9h57
(Foto: Ascom/Prefeitura de Campos)

(Foto: Ascom/Prefeitura de Campos)

“O verão do Farol é o mais tranquilo que estamos tendo na região e esperamos que continue assim”. A afirmação é do tenente coronel Fabiano Santos, comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM) se referindo ao mês de janeiro, na praia campista, com a redução do volume de eventos realizados pela Prefeitura de Campos. Ele afirma que houve redução na criminalidade no mês de janeiro. O mesmo já foi constatado pela Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros, responsável pelo socorro a vítimas em caso de acidentes em estradas. Moradores aprovam a nova fase.

Apesar de não estar promovendo grandes eventos, em virtude da situação financeira do município, a Prefeitura de Campos vem realizando atividades voltadas para a educação ambiental, como passeio ecológico, distribuição de mudas de árvores frutíferas, nativas e medicinais, soltura de tartarugas em parceria com o Projeto Tamar; lazer para as crianças no deck de piscinas no estande da prefeitura; exposição de peças de artesanato e atividades esportivas; camping do Farol.

Segundo o comandante do 8º BPM, os eventos com grandes aglomerações costumam atrair grupos com o objetivo de cometer crimes, como assaltos e até assassinatos.

— Nenhuma ocorrência grave foi registrada no mês de janeiro no Farol. Tenho conversado com as equipes de plantão e também tenho ido ao local e observado o clima de mais tranquilidade — disse o tenente-coronel Fabiano, lembrando que mantém o reforço do policiamento nos finais de semana.

Ele lembra aos moradores e veranistas que é preciso tomar alguns cuidados para evitar pequenos delitos. “É importante que as pessoas estejam atentas ao andar pelas ruas e evitem falar ao celular enquanto caminham. Ao sair de bolsa, é importante estar com ela junto ao corpo e evitar sair com grandes volumes em dinheiro.  Também deve-se evitar andar por ruas escuras e desertas”, reforça o comandante, lembrando ainda que, ao estacionar, os proprietários devem manter os veículos com tranca e alarme acionado.

A professora da rede municipal Denise Maricá veraneia no Farol há cerca de 10 anos e está gostando da tranquilidade da praia.  “É a primeira vez que temos tranquilidade para ir à praia, caminhar na orla e levar as crianças para passear de trenzinho, coisa que há muito tempo não era possível fazer. Antes, ficávamos apreensivos no final de cada evento, principalmente, do trio-elétrico. Com medo de briga e de tiros. Esse ano está sendo uma paz”.

Segundo a servidora pública, os donos de quiosques também estão satisfeitos com o movimento. “As pessoas, hoje, que gostam do Farol, podem sentar nos quiosques, comer um peixe, tomar sua cerveja e conversar com os amigos com mais tranquilidade”, disse Denise, alegando que, atualmente, não se vê mais briga e confusão na praia.

Além do efetivo da Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros também estão com equipes atuando na segurança da praia.  O comandante da Guarda Civil Municipal, Wyllian Bolckau, também, informa que está com reforço no efetivo durante a temporada na praia campista.

— Não temos tido problemas. Estamos mantendo seis viaturas, duas motos, dois quadriciclos e mais de 30 guardas municipais, dando apoio à Polícia Militar — explica Bolckau, ressaltando que os guardas em quadriciclos inibem o trânsito de veículos na areia da orla, o que é proibido pela legislação ambiental e que também atuam nas piscinas.

Corpo de Bombeiros reconhece queda do número de acidentes e socorro com maior gravidade

A Operação Verão do Corpo de Bombeiros Militar, estruturada na praia de Farol de São Thomé, disponibilizou um efetivo para ações rápidas de prevenção e combate a incêndio e acidentes automobilísticos com uma viatura do tipo AT, com capacidade de 5 mil litros de água, e uma viatura do tipo ATE, voltada para salvamento e transporte vítimas. Também está atuando no Farol Guarda Vidas capacitados e treinados pelo Grupamento Marítimo para atuarem no salvamento no mar.

— As solicitações de socorro foram atendidas e o tempo resposta diminuído devido à instalação de um posto avançado na própria praia. Já no mar, as condições ajudaram a não ter vítimas também com gravidades. Diversos socorros foram realizados pelos Guarda Vidas que contam com o apoio de dois veículos 4×4 para ações rápidas, um quadriciclo e uma pickup — contou.

De acordo com o comandante 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5ºGBM-Campos), Coronel Kleber Fernandes, todo esse efetivo que está atuando desde a virada de ano, completou os primeiros 30 dias de 2017 sem nenhum evento com gravidade. Ele também falou sobre a redução dos eventos de grande gravidade relacionados a acidentes automobilísticos. “Em anos anteriores, éramos acionados para acidentes graves na estrada que leva até a praia ou até mesmo na avenida da beira mar. Nesse primeiro mês, ainda não houve ocorrências desse tipo”, afirmou o Coronel Kleber Fernandes.

O comandante ainda orienta que para que a segurança dos banhistas seja ainda mais eficiente, os veranistas atentem para buscarem os pontos onde se encontram os militares atuando na orla, que são no Central, próximo a rua do clube São Thomé, na beira da praia em frente ao quiosque da secretaria de Meio Ambiente e na direção do clube Náutico.