×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Álcool e churrasco: uma combinação que pode não dar certo

Nutricionista faz alerta para o consumo moderado, principalmente no verão

Saúde
Por Redação
2 de fevereiro de 2017 - 6h00

churrasco-2Sol, praia, calor, férias… Muita gente vai concordar que este cenário pede um delicioso churrasco e uma cerveja. Essa é a combinação do verão é o passatempo preferido de muitos brasileiros nos dias de folga e nas reuniões de família. Mas exagerar na dose pode acabar em consequências mais graves, trazendo problemas para o organismo. Além disso, as altas temperaturas afetam a conservação dos produtos, favorecendo o crescimento de microrganismos.

Nesses casos, todo cuidado é pouco antes de saborear estes alimentos e bebidas. A nutricionista Hellen dos Anjos faz um alerta para o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, principalmente durante o verão. Hábitos como este podem trazer diversos malefícios à saúde, como perda de memória, envelhecimento precoce, câncer de boca e garganta, resfriados frequentes, risco aumentado de pneumonia e outras infecções; doença do fígado, deficiência de vitaminas, inflamação do estômago, pâncreas e úlceras.

“Já o exagero na ingestão de alimentos gordurosos, como o churrasco, pode trazer consequências sérias para diversas partes do corpo, como o coração e o fígado. No coração, pode ocorrer um entupimento das artérias, o que pode levar a um infarto; já no fígado, a gordura pode se acumular e provocar a esteatose hepática”, ressalta .

Para evitar o exagero durante um churrasco, deve-se escolher carnes que possuam baixo teor de gordura, as chamadas mais magras, como: alcatra, filé mignon, maminha, fraldinha e baby beef. Equilibrar os tipos de prato também é uma dica para evitar uma má digestão. Uma opção são os petiscos a base de saladas. Ainda de acordo com a nutricionista, a água mineral deve ser a melhor amiga dos cervejeiros de plantão, pois ela evita a desidratação, a alta concentração de álcool no sangue e principalmente a famosa ressaca.

“Beber água junto com a cerveja diminui os efeitos do álcool, pois o ideal é diluí-lo o máximo possível. Alimentos ricos em água, como frutas, são hidrossolúveis (alimentos solúveis em água). Sua absorção e excreção são bem rápidas, ou seja, são mais fáceis de serem metabolizados, o que ajuda o álcool a ser eliminado mais facilmente”, recomenda.

Mas se você já exagerou na dose e a ressaca foi inevitável, o que fazer? “Para uma detoxificação adequada é preciso garantir nutrientes para que o fígado possa realizar adequadamente a conversão de moléculas lipossolúveis em hidrossolúveis (biotransformação), e também que essas moléculas sejam eliminadas, através da urina, suor e respiração. Por isso a dica é preparar um suco Detox, que é rico em nutrientes”, recomenda Hellen.

 

Receita de Suco Detox:

Ingredientes: 1 colha de couve orgânica sem o talo ½ maçã grande com casca Suco de ½ limão 1 pedaço de gengibre do tamanho de uma moeda 1 colher de sobremesa de linhaça (deixada de molho 24 horas em água) Opcional: folhas de hortelã Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador com um pouco de água in natura e beba em seguida