×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Retorno das aulas na Uenf é adiado para 6 de março

Decisão foi em assembleia do Conselho Universitário e contou com votos de professores, técnicos e estudantes

Campos
Por ASCOM
31 de janeiro de 2017 - 20h12
Centro de Convenções da Uenf (Foto: JTV)

Centro de Convenções da Uenf (Foto: JTV)

Por decisão do Conselho Universitário (Consuni), o reinício das aulas na Uenf, que ocorreria nesta segunda-feira, 06/02/17, foi transferido para 06/03/17. Em sessão extraordinária realizada na tarde desta terça-feira, 31/01/17, no anfiteatro do Centro de Convenções, a maioria dos conselheiros decidiu que tanto o 2º semestre de 2016 quanto o 1º semestre de 2017 começarão nesta data. A sessão foi aberta e teve a participação de professores, técnicos e estudantes da Universidade.

Agora, as Câmaras de Graduação e de Pós-Graduação, bem como os Conselhos de Centro, Colegiado Executivo (COLEX) e Colegiado Acadêmico (COLAC) vão trabalhar para viabilizar a realização concomitante dos dois semestres. Na última segunda-feira, 30/01/17, o COLAC havia votado, por unanimidade, na manutenção do calendário acadêmico em vigência, com início do 2º semestre de 2016 a partir de 06/02/17 e do 1º semestre de 2017 no início de julho. Após três horas de discussão, esta proposta foi rejeitada pelo CONSUNI.

A sessão teve a participação de representantes da Associação dos Docentes da UENF (ADUENF), Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos/Delegacia Local  (SINTUPERJ) e Diretório Central dos Estudantes (DCE). Todos chamaram a atenção para as dificuldades estruturais da Universidade, como a falta de segurança (o serviço foi suspenso pela empresa terceirizada, por falta de pagamento, desde novembro/2016), a falta de repasse da verba de custeio (que se estende há 16 meses) e o fechamento do Restaurante Universitário (cuja empresa desistiu de renovar o contrato alegando valores muito baixos no preço das refeições).

Além disso, a empresa que cuida dos serviços de limpeza e jardinagem, que também não recebe há 16 meses, ameaça suspender as atividades. Os salários dos servidores também continuam atrasados (a segunda parcela do salário de dezembro de 2016 foi paga nesta terça-feira, 31/01/17, e ainda não há previsão do pagamento do décimo terceiro salário do ano passado).

*Ascom Uenf