×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Missão: O amor que ultrapassa fronteiras

Oito campistas vão à Tanzânia levar amor e caridade

Campos
Por Redação
30 de janeiro de 2017 - 8h00

Para muitos, viajar à África ou à Índia e desenvolver um trabalho voluntário em comunidades carentes pode parecer uma atitude extrema e até mesmo “louca”, embora seja uma bonita manifestação de altruísmo. Já para outros, essa é a chance de dar um propósito à vida e promover o bem àqueles que têm as portas da oportunidade fechadas. Em abril deste ano, oito campistas passarão 15 dias na Tanzânia, país da África Oriental, envolvidos em um serviço de doação, caridade e amor. Entre esses campistas está a dentista Mariana Estefan.

Com o intuito de arrecadar recursos para pôr em prática esse trabalho voluntário, ela decidiu promover o desapego: separou roupas, acessórios, sapatos e bolsas dela e de amigas e criou um bazar na rede social Instagram. A ideia é reverter a quantia arrecadada na compra de materiais odontológicos e, dessa forma, montar uma espécie de consultório portátil onde crianças, jovens, adultos e idosos que residem em vilas carentes poderão ter acesso a trabalhos curativos e preventivos de saúde bucal.

Mariana e mais sete campistas vão à Tanzânia levar amor e solidariedade (Foto: Silvana Rust)

Mariana e mais sete campistas vão à Tanzânia levar amor e solidariedade (Foto: Silvana Rust)

Entre os materiais necessários para o desenvolvimento desses serviços estão luvas, anestésicos, agulhas e demais medicamentos e insumos. “Esse trabalho missionário é, além de uma experiência profissional enriquecedora, uma oportunidade de fazer o bem a quem realmente precisa. Essas pessoas não têm acesso a tratamento odontológico e manter a saúde bucal é muito importante porque tem impacto para a saúde do corpo em geral. Estou ansiosa, nervosa, sem saber como vai ser, mas com o coração aberto”, disse. Além das peças da Mariana e das amigas, algumas lojas de Campos decidiram fazer uma parceria com o bazar, contribuindo com roupas e acessórios novos e destinando uma porcentagem do valor para a missão. No Instagram, o bazar (@bazar__da__mari) é permanente e lá é possível ter uma ideia de alguns looks que estão disponíveis nesta quarta-feira no bazar físico. As peças, que variam entre os tamanhos PP e GG, poderão ser compradas à vista e também parceladas no cartão de crédito. A ideia de Mariana é fazer esse trabalho voluntário ao menos uma vez por ano.

“Eu já coordeno uma ONG chamada ‘Turma do Bem’ em Campos, mas que também funciona em 14 países, atendendo jovens carentes no meu consultório particular desde 2012; e eu posso afirmar que esse trabalho me engrandece como profissional e ser humano. Tem muita gente precisando de atenção e cuidado e, nós, que somos privilegiados, temos o dever de contribuir para que a desigualdade seja cada vez mais reduzida”, concluiu.

Missões

O projeto missionário é desenvolvido pela agência Missões Volantes de Cristo (MVC) que tem o objetivo de dar oportunidades a comunidades carentes em países como Guiné Bissau, Moçambique, Tanzânia, Nepal e Índia. A agência missionária, criada pelo brasileiro que mora nos Estados Unidos da América (EUA), Júlio Pinto, reúne brasileiros maiores de idade com qualquer profissão para realizar trabalhos relacionados à educação, socialização, saúde e independência desses indivíduos em situação de carência.

Essas áreas foram escolhidas devido ao fator climático — quanto mais árido o local, maior a pobreza; à fraqueza das instituições públicas que muitas vezes são dependentes e ditatoriais; e a falta de instituições de ensino de qualidade, que poderiam contribuir para a mudança na realidade da população. Nesses países, o MVC também tem o intuito de promover a liberdade religiosa porque em muitas comunidades persiste a cultura da extorsão. No site YouTube é possível encontrar vídeos de algumas missões nesses países citados acima, além de toda a história do Missões Volantes de Cristo.