×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Santo Eduardo e Santa Maria receberão vacina contra febre amarela

Segundo coordenadora da Vigilância em Saúde, não há motivo para pânico

Campos
Por Redação
27 de janeiro de 2017 - 13h57

A coordenadora da Vigilância em Saúde de Campos, Andréya Moreira, concedeu entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (27), para esclarecer à população campista sobre a vacinação contra a febre amarela no município. Na próxima segunda-feira (30), os moradores dos distritos de Santo Eduardo e Santa Maria vão ser imunizados, visto a aproximação geográfica com municípios do estado do Espírito Santo.

Coordenadora da Vigilância em Saúde de Campos tranquiliza população (Foto: Silvana Rust)

Coordenadora da Vigilância em Saúde de Campos tranquiliza população (Foto: Silvana Rust)

“Não há motivo de pânico. Não há casos suspeitos da doença em Campos nem no Estado do Rio de Janeiro. Está recebendo a vacina quem comprova que vai viajar para Minas Gerais, como passagem área, de ônibus, comprovante de reserva do hotel ou da residência onde o turista vai ficar durante a estadia”, afirmou a coordenadora. A Secretaria de Saúde está disponibilizando 100 vacinas por dia por meio de senhas.
Assustada com a possibilidade de contrair a doença e com viagem marcada para Belo Horizonte, a empresária Vânia Almeida, aguardava há quatro horas a vez para receber a vacina. “Vim para o posto era umas 5h e já tinha gente na fila. Fiquei impressionada como as pessoas estão correndo atrás da vacina. Será que tanta gente assim vai viajar para Minas (Gerais)?”, questionou a empresária.
E, de acordo com Andréya Moreira, essa é a maior preocupação do governo. “Quem vai viajar para o litoral do Espírito Santo, por exemplo, está vindo aqui (Centro de Saúde) para se vacinar.  Guarapari e outras regiões de praia daquele estado não são áreas de risco de febre amarela. O Espírito Santo tem 23 municípios com risco da doença. Porém, todos ficam distantes das áreas de praia. Além disso, essas cidades (que estão na área de risco) já estão fazendo bloqueio epidemiológico desde o início da suspeita da doença”.

Cinco mil doses da vacina foram destinadas a dois distritos de Campos (Foto: Silvana Rust)

Cinco mil doses da vacina foram destinadas a dois distritos de Campos (Foto: Silvana Rust)

Para os distritos de Santa Maria e Santo Eduardo, a Secretaria de Saúde separou cinco mil doses. “Serão imunizados os moradores com idade entre nove meses e 60 anos que apresentarem comprovante de residência. Não há necessidade de desespero, enfrentar longas filas ou tumulto. A vacinação acontecerá no Posto de Saúde durante toda a semana, a partir das 9h”, finalizou a coordenadora.
Por causar reações, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não recomenda a vacina para pessoas com doenças como lúpus, câncer e HIV, devido à baixa imunidade, nem para quem tem mais de 60 anos, grávidas e alérgicos a gelatina e ovo.

 

Situação da febre amarela no Brasil
O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (26) possíveis casos de febre amarela em Goiás e Mato Grosso do Sul. Até agora, as notificações tinham ocorrido em Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, São Paulo e no Distrito Federal.
O Brasil, no total, tem 550 casos de pacientes que chegaram aos centros de saúde com os sintomas da doença. Destes, 455 estão sob análise, 72 foram testados laboratorialmente com confirmação da presença do vírus e 23 foram descartados.
Minas Gerais continua o estado com a maior quantidade de registros: 502. Destes, 415 ainda estão sob análise, 68 já foram confirmados e 19 foram descartados. Cinquenta e um municípios foram atingidos.

O segundo estado com mais registros de febre amarela é o Espírito Santo: são 33 notificações. Deste número, 32 ainda precisam de investigação e um caso foi confirmado. Dezoito municípios foram afetados.

A Bahia teve sete notificações e uma confirmação; São Paulo tem três casos confirmados; os três casos registrados no Distrito Federal foram descartados.