×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Veja as principais respostas sobre a vacina contra a febre amarela em Campos

Em entrevista, diretora da Vigilância em Saúde de Campos responde dúvidas sobre a doença

Campos
Por Redação
26 de janeiro de 2017 - 7h00

vacinacao-febre-amarela-centro-de-saude-fotos-de-carlos-grevi-13Por causa dos casos de febre amarela registrados nos estados vizinhos do Espírito Santo e de Minas Gerais, o número de doses da vacina contra a doença aplicada em Campos nos 24 primeiros dias de janeiro deste ano é quase igual ao aplicado em todo o ano passado. A diretora da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Campos, Andréya Moreira, falou sobre o assunto ao Jornal Terceira Via Online e respondeu as principais dúvidas dos leitores. Confira:

Quantas doses da vacina contra febre amarela estão disponíveis em Campos?

No ano de 2016 foram administradas 1.527 doses. Somente no mês de janeiro de 2017, até o dia 24, já foram aplicadas 1.250 doses. Já foi solicitado formalmente à Secretaria Estadual de Saúde o nosso reabastecimento e estamos em uma incessante luta para melhor atender a nossa população e realizar bloqueios vacinais nas nossas divisas.

Quem pode tomar a vacina?

O Ministério da Saúde recomenda a vacinação imediata para todas as pessoas que vivem nas regiões com risco da doença e nas cidades que vivem surto de febre amarela. Já a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não recomenda a vacina para aqueles que não irão viajar, menores de nove meses e maiores que 60 anos, gestantes, além de alérgicos à proteína do ovo e gelatina.

Quem não pode tomar a vacina sob nenhuma hipótese?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não recomenda a vacina para pessoas com doenças que baixam a imunidade como lúpus, câncer e HIV, nem para quem tem mais de 60 anos, grávidas e alérgicos à gelatina e à proteína do ovo.

Quais documentos devem ser apresentados para conseguir receber a vacina?

Solicita-se que para receber a vacina deve-se apresentar documento de identidade e cartão de vacina (para aqueles que já o têm). Também é necessário algum comprovante de que a pessoa irá viajar para locais de risco (comprovantes de residência de familiares, vouchers, reservas de hotel, etc) apontados pelas autoridades de saúde, como o Estado de Minas Gerais, São Paulo (onde há casos comprovados da doença) e regiões endêmicas.

Qual o horário de funcionamento da vacinação?

A vacinação contra a febre amarela acontece de segunda a sexta-feira, no Centro de Saúde, a partir das 8h, de acordo com o número de senhas distribuídas no dia.

Qual a eficácia da vacina?

A vacina de febre amarela possui eficácia de 95% e, segundo o Ministério da Saúde, recomenda-se a vacinação imediata para todas as pessoas que vivem nas regiões endêmicas e nas cidades que vivem momento de surto.

 Quantas pessoas já tomaram a vacina até o momento?

Até o dia 24 de janeiro já foram aplicadas 1.250 doses.

Algum caso de febre amarela foi registrado esse ano em Campos?

Nenhum caso foi registrado este ano até o momento.

Qual foi o último ano que houve registros de febre amarela em Campos?

Epidemiologicamente, na história do município de Campos dos Goytacazes, o último registro, via SINAN, da SUSPEITA da doença foi em 2008, porém o mesmo foi descartado por não compreender a este diagnóstico. No ano de 2017, não houve nenhuma notificação de caso suspeito ou confirmado da doença em questão.

Até quando as vacinas estarão disponíveis?

As vacinas estarão disponíveis pelo tempo que durarem nosso estoque, visto que já foi solicitado formalmente à Secretaria Estadual de Saúde o nosso reabastecimento e estamos em uma incessante luta por cada dose de vacina para atender a nossa população e realizar bloqueios vacinais nas nossas divisas.

Quais os sintomas da doença?

Os sintomas iniciais incluem febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, insuficiência de órgãos.

Como prevenir?

A prevenção da doença deve ser feita eliminando os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Os mosquitos aproveitam-se da água para se proliferar dentro dos domicílios e terrenos que acumulam sujeira, favorecendo a reprodução. Outro meio de prevenção para a população de regiões endêmicas é a vacinação.

Como ocorre a transmissão?

O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de uma pessoa infectada para outra pessoa.

Leia também: Febre amarela: Estado entrega às prefeituras vacina contra a doença