×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

CCZ faz bloqueio contra febre amarela em distritos de Campos

Ação será nesta sexta-feira (27) nos distritos de Santo Eduardo e Santa Maria

Campos
Por ASCOM
26 de janeiro de 2017 - 18h44
diretor do CCZ/Campos, Jorgeamado de Almeida (Foto: Divulgação)

diretor do CCZ/Campos, Jorgeamado de Almeida (Foto: Divulgação)

Agentes de controle de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estarão nesta sexta-feira (27) nos distritos de Santo Eduardo e Santa Maria, que fazem parte da área de bloqueio anunciada pelo Estado do Rio, realizando cordão de isolamento contra a febre amarela. A ação reforça a mobilização que já vem sendo realizada pela prefeitura de Campos com disponibilização de vacinas para pessoas que vão viajar para regiões onde há registros da doença.

O diretor do CCZ/Campos, Jorgeamado de Almeida, explica que nos dois distritos não foi identificado, em mutirões realizados anteriormente, índice larvário. Santa Maria e Santo Eduardo ficam no limite do estado do Rio com o Espírito Santo.

— O CCZ realiza mutirão todas as sextas-feiras no Farol de São Thomé para o controle de roedores, e em outras localidades para o controle do Aedes aegypti, mas em virtude dessa questão da febre amarela, a decisão foi direcionar os trabalhos nesta região de bloqueio nesta semana. O mutirão será voltado para controle do vetor Aedes aegypti transmissor da febre amarela, dengue, chikungunya e zika. Pedimos a colaboração da população para que abra as portas, colabore com os agentes e, sobretudo, faça o dever de casa. Dediquem 10 minutos verificando sua residência e quintal — disse Jorgeamado.

Leia também: Veja as principais respostas sobre a vacina contra a febre amarela em Campos

Ele explica ainda que se numa região onde há o vetor chega uma pessoa com a doença é fechado o ciclo. O mosquito passa a ter o vírus. — E é isso que queremos impedir, evitar o fechamento desse ciclo — disse.

O cordão de isolamento será feito por cerca de 120 agentes no horário das 8h às 14 h. Os agentes vão atuar com larvicida e se forem encontradas larvas serão recolhidas para análise no CCZ.

 

Por: Prefeitura de Campos