×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Cláudio Andrade quer presidente da República em Campos

Para o vereador Cláudio Andrade, é importante para a história de Campos que os restos mortais do ex-presidente estejam aqui, em sua terra.

Campos
Por Redação
23 de janeiro de 2017 - 14h00
20170123_102626O vereador Cláudio Andrade recebeu em seu gabinete, a historiadora Sylvia Paes. Juntos, eles iniciarão um minucioso trabalho que visa trazer para a Campos os restos mortais do ex-presidente da República, o campista Nilo Peçanha, que hoje se encontra enterrado no cemitério São João Batista, em Botafogo, na capital.
Durante a reunião, ficou acordado que a historiadora irá buscar na cidade de Niterói algum parente do campista, já que o mesmo não deixou filhos para que os procedimentos jurídicos do translado possam ser iniciados pelo gabinete do vereador Cláudio Andrade.
Nascido em 02/10/1867, Nilo Peçanha era filho de Sebastião de Sousa Peçanha, padeiro, e de Joaquina Anália de Sá Freire. Teve quatro irmãos e duas irmãs. A família vivia pobremente em um sítio no atual distrito de Morro do Coco em Campos, até que se mudou para o centro da cidade quando Nilo Peçanha chegou na idade escolar. Seu pai era conhecido na cidade como “Sebastião da Padaria”.
Com a morte de Afonso Pena em 1909, assumiu o cargo de presidente. Durante seu governo presidencial, Nilo Peçanha criou o Ministério da Agricultura, Comércio e Indústria, o Serviço de Proteção aos Índios (SPI), e inaugurou o ensino técnico no Brasil. No mesmo ano, o presidente Nilo Peçanha instalou 19 escolas de Aprendizes Artífices destinadas “aos pobres e humildes”, em vários estados.
Eram escolas similares aos Liceus de Artes e Ofícios, porém voltadas para o ensino industrial. Este ano, Nilo Peçanha completa 150 anos de 20170123_102352falecimento.
Para o vereador Cláudio Andrade, é importante para a história de Campos que os restos mortais do ex-presidente estejam aqui, em sua terra.
“A ideia é que nossos estudantes tenham conhecimento da importância desse campista na história da nossa cidade. Faremos tudo que for possível pra resgatar todo esse contexto pra nós”, informou Cláudio.
Sylvia Paes acredita que os restos mortais do ex-presidente poderiam ficar no cemitério do Caju, ou no Palácio da Cultura onde já estão os restos mortais de algumas figuras de destaque na história local, como José do Patrocínio.