×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Hemocentro de Campos faz chamado para doação de sangue

Unidade tem recebido média de 20 doadores por dia e nesta época aumenta o risco de acidentes

Campos
Por ASCOM
22 de janeiro de 2017 - 11h22
doacao-de-sangue-hemocentro-divulgacao-secom-campos

Unidade precisa de todos os tipos de sangue (Fotos: divulgação/Secom)

A equipe do Hemocentro Regional de Campos está preocupada com a baixa no estoque de sangue da unidade, que tem recebido uma média de 20 doadores por dia. Em período de férias, muitas pessoas viajam e isso tem provocado uma redução drástica na captação de sangue. Em contrapartida as estradas estão com mais movimentação e o risco de acidentes se torna proporcionalmente maior.O Hemocentro precisa de no mínimo, 70 doações por dia para manter seu estoque equilibrado.

A assistente social da unidade, Cristiane de Barros, diz que o Hemocentro está precisando de doações de todos os tipos sanguíneos. “Doar sangue é um ato de solidariedade, de amor ao próximo e de cidadania. O importante é que as pessoas se sensibilizem e venham aumentar o estoque que está crítico”, afirma.

O Hemocentro funciona diariamente, das 7 às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 67 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.

Doadores com 16 e 17 anos devem preencher formulário próprio fornecido pelo Hemocentro Regional de Campos, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, e com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.