×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Assista o vídeo do promotor de Paraty determinando abertura de Inquérito Policial

Ao longo desta sexta equipes mantêm operação para içamento dos destroços do fundo do mar

Estado do RJ
Por Redação
20 de janeiro de 2017 - 14h59
Equipe de resgate chega com corpo do piloto que morreu no acidente aéreo (Foto: João Laet / MP)

Equipe de resgate chega com corpo do piloto que morreu no acidente aéreo (Foto: João Laet / MP)

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) determinou a instauração de inquérito policial para apurar as responsabilidades pelo acidente de avião nas proximidades do município de Paraty, no Estado do Rio de Janeiro, que vitimou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki e mais quatro pessoas na quinta-feira (19/01).

A Promotoria de Justiça de Paraty acompanhou,  desde a tarde de quinta-feira, as operações de resgate e identificação dos corpos, ao lado da Polícia Civil, da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, Polícia Federal e o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aeronáutica).
O inquérito policial fluminense (nº 16700131.2017), que corre em paralelo ao da Polícia Federal, vai aguardar a conclusão da perícia por parte do Cenipa para avaliar os próximos passos da investigação. A Promotoria pretende ouvir testemunhas, como barqueiros que relataram ter visto o acidente.
“Se a perícia da Aeronáutica concluir que o acidente foi provocado por imperícia, o caso estará encerrado. Mas, se não for essa a conclusão, as investigações continuarão em busca das causas da queda”, disse o promotor de Justiça Vinicius Ribeiro, titular da Promotoria de Justiça de Paraty.
Por volta das 11h de sexta-feira (20/1), mergulhadores do Corpo de Bombeiros resgataram o último dos cinco corpos, o do piloto da aeronave. No início da tarde, prepararam uma nova operação, que ocorrerá ao longo do dia, para o içamento dos destroços do fundo do mar, com o uso de bombas de ar.
A Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) do MPRJ também acompanhou as ações da Promotoria de Paraty, dando total suporte e apoio ao caso, principalmente para facilitar a remoção dos corpos e demais trâmites burocráticos necessários.