×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Febre amarela: ambulatório dos viajantes é inaugurado nesta quinta

O local funcionará todas as quintas-feiras, de manhã e a tarde

Saúde
Por Redação
19 de janeiro de 2017 - 12h53
foto: Carlos Grevi

foto: Carlos Grevi

A prefeitura de Campos inaugurou nesta quinta-feira (19 de janeiro) o ambulatório dos viajantes, localizado no Centro de Saúde. O objetivo é atender a população que está receosa com os casos de febre amarela registrados em Minas Gerais. O local funcionará todas as quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde e o paciente deve ser imunizado no mínimo dez dias antes de viajar.

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde de Campos, Andréya Moreira, a população não precisa ficar em pânico. “Quando foram divulgados os casos da doença em Minas Gerais, muitas pessoas vieram ao Centro de Saúde tomar a vacina. Porém, seguindo orientação do Ministério da Saúde, terá prioridade quem está com viagem marcada para o estado. O ambulatório vai funcionar mediante agendamento por telefone, com uma médica infectologista, que dará as informações necessárias ao paciente. A imunização acontece a partir dos nove meses de idade e em dose única. Não devem tomar a vacina os portadores de HIV e gestantes”, disse Andréya Moreira.

foto: Carlos Grevi

foto: Carlos Grevi

A bióloga Aline Chaves vai fazer uma viagem à trabalho para Minas Gerais no próximo mês e foi tomar a vacina junto à sua filha. “Acho muito importante a prevenção, principalmente diante desses casos que estamos vemos na mídia. Como a minha filha vai viajar comigo, nada melhor do que imunizá-la também”, acrescentou.

Os números disponíveis para a população agendar o atendimento são: 2726-1378, 2722-0805 e 2726-1350 (ramal 1306). Os primeiros sintomas da doença são febre alta, calafrios, cansaço, dores de cabeça e muscular, náuseas e vômitos. Na forma mais grave podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados) e manifestações hemorrágicas.

Vacina

Quatorze municípios do norte e noroeste do estado distribuirão as vacinas da febre amarela, visando criar um bloqueio na região contra o avanço da doença. 250 mil doses foram solicitados ao Ministério da Saúde para atender estas cidades. A vacina é permitida para bebês a partir dos nove meses e em dose única, e contraindicada para indivíduos portadores de HIV e gestantes. O estado do Rio de Janeiro não registrou casos de febre amarela em 2016, nem neste começo de 2017.