×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Detentos voltam a se rebelar em presídio do Rio Grande do Norte

A Polícia Militar está na área externa do presídio.

País
Por Redação
19 de janeiro de 2017 - 11h55
(Foto: Magnus Nascimento/Tribuna do Norte)

(Foto: Magnus Nascimento/Tribuna do Norte)

Os presos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, voltaram a subir nos telhados dos pavilhões quinto dia consecutivo e entraram em confronto. A Polícia Militar está na área externa do presídio. Agentes penitenciários precisaram atirar balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo. Os presos arremessam pedras e têm barras de ferro.

Há fumaça na parte interna, barulhos de tiros e de quebra-quebra no local. Por volta das 10h o helicóptero Potiguar I chegou ao local para auxiliar na operação.

 No último fim de semana uma rebelião de mais de 14 horas em Alcaçuz deixou 26 mortos. Cinco presos identificados como chefes da facção que comandou o massacre do fim de semana foram retirados de Alcaçuz para prestar depoimento e serão transferidos para outros presídios. Nesta terça (17) o governador Robinson Faria disse, em Brasília, que a situação estava sob controle.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Rio Grande do Norte (Sesed) tem mantido contato com líderes de facções criminosas para tentar retomar nesta semana o controle da penitenciária estadual de Alcaçuz, na Grande Natal. A negociação está sendo feita com intregrantes do PCC, uma das facções que domina o presídio.

Desde a última terça-feira (17) os detentos montaram um verdadeiro cenário de guerra na unidade. As duas facções estão divididas no espaço que liga os pavilhões. Do lado esquerdo, perto do pavilhão 4, estão os integrantes do Sindicato do RN e, do lado direito, os do PCC. Armados com barras de ferro, paus e pedras, eles montaram barricadas com grades, chapas de ferro dos portões, armários e colchões.

fonte: G1