×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Ministro Teori Zavascki morre em queda de avião em Paraty

Aeronave saiu de SP com destino à Paraty. Ministro era relator da operação Lava Jato no STF

Estado do RJ
Por Redação
19 de janeiro de 2017 - 17h15
8a24d2f8-43f5-4877-ab24-5bc70e06ed6c

Foto: reprodução

Um avião caiu em Paraty, na região da Costa Verde do esatdo do Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira (19). O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki estava na aeronave e morreu. Ele era relator da operação Laja Jato.

Segundo informações da Agência Brasil, o avião bimotor modelo King Air decolou às 13h01 do Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Paraty, com quatro pessoas a bordo. A aeronave pertence a Emiliano Empreendimentos e Participações Hoteleiras.

rj2_foto_resgate_-_sonia_barcelos2_shuiuio-1

Foto: reprodução

O Corpo de Bombeiros informou que o avião caiu no mar, próximo à Ilha Rasa, e está parcialmente submerso. Além dos bombeiros da cidade, homens do quartel de buscas e salvamento da Barra da Tijuca, no Rio, se deslocam para o local para auxiliar nas buscas. Os bombeiros não informaram se há sobreviventes.

Na hora do acidente, chovia forte em Paraty e a região estava em estágio de atenção. Quatro pessoas estiram á bordo da aeronave.

Segundo a agência Estado, Teori era o relator da Lava Jato na Corte. O ministro era o responsável por conduzir os desdobramentos da maior investigação de combate à corrupção no País que implicam autoridades com foro privilegiado e seu gabinete vinha se debruçado nos últimos meses à análise da delação premiada dos 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht, o mais importante acordo celebrado pela operação até aqui e que aguarda a análise do STF para ser homologado.

Até então, o ministro já havia homologado 24 delações premiadas no âmbito da operação que implicam políticos dos principais partidos do País, da base e da oposição do governo federal.

Há informações desencontradas sobre sobreviventes. Extraoficialmente, sabe-se que o presidente Michel Temer e a presidente do STF, Cármen Lúcia, foram informados sobre o acidente. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, também recebeu, na Suíça, a mesma informação.

De acordo com a assessoria da corporação, no momento são preparados “aparatos para o resgate” de pelo menos três pessoas que estariam no avião.

No dia 2 de junho deste ano,  a coluna de Andreza Matias e Marcelo de Moraes do Estadão publicou uma postagem do filho de Teori, Francisco Zavascki, das redes sociais. No post, Francisco dizia que “é óbvio que há movimentos dos mais variados tipos para frear a Lava Jato. Penso que é até infantil imaginar que não há, isto é, que criminosos do pior tipo (conforme o MPF afirma) simplesmente resolveram se submeter à lei! Acredito que a Lei e as instituições vão vencer. Porém, alerto: se algo acontecer com alguém da minha família, vocês já sabem onde procurar…! Fica o recado!”, alertou.

O Jornal Terceira Via procurou a postagem após o acidente desta quinta, mas ela foi retirada da rede social.

Saiba mais: http://www.jornalterceiravia.com.br/2016/12/23/teori-endossa-proibicao-a-garotinho-de-usar-blog-para-atacar-quem-o-investiga/

Foto: reprodução

Foto: reprodução