×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Luzes retiradas de pontes de Campos ajudam produtores de leite de áreas rurais

Material que iluminava as pontes no Rio Paraíba foi retirado e ganhou nova serventia.

Campos
Por ASCOM
18 de janeiro de 2017 - 16h08
Ponte da Lapa também estava iluminada (Foto: Prefeitura de Campos)

Ponte da Lapa também estava iluminada (Foto: Prefeitura de Campos)

Uma intervenção da superintendência de Iluminação Pública na localidade de Pitangueiras, na Baixada Campista, vai viabilizar a utilização de um tanque resfriador para o acondicionamento de leite dos produtores da região, contribuindo para valorizar a produção. O tanque faz parte do Kit do Programa Mais Leite, uma parceria da Prefeitura de Campos através da superintendência de Agricultura e Pecuária com o governo federal.

O superintendente de Iluminação Pública, Daniel Duarte, explica que, para fazer a instalação, foi utilizada parte do material retirado da iluminação decorativa das pontes. “Estamos atendendo ao decreto 15/2017, que visa a racionalização e eficiência energética. Além de aproveitar o material, estaremos economizando energia ao retirar essa iluminação, que ficava o ano inteiro”, informa Daniel.

Para garantir a energia que vai manter esse resfriador funcionando para os produtores de Pitangueiras, foi feito um circuito de energia independente, deixando o ponto de energia montado para que um técnico especializado neste tipo de equipamento faça a ligação para os produtores. “Com isso, viabilizamos para todos os produtores daquela região o armazenamento do leite”, explica o superintendente.

Programa Mais Leite (Foto: Prefeitura de Campos)

Programa Mais Leite (Foto: Prefeitura de Campos)

Segundo o produtor rural, Jorge Luis de Souza Crespo, a intervenção foi fundamental para os trabalhadores da região. “O funcionamento deste tanque vai dar novo estímulo para os produtores para que acreditem na pecuária leiteira. Com o resfriador, mantemos o produto conservado a uma temperatura ideal até que seja levado para o caminhão para ser comercializado pelas cooperativas”.

O resfriador tem capacidade para dois mil litros de leite. Além dele, o container também conta com um bujão de sêmen para melhoramento genético do gado leiteiro e freezer. “Vamos visitar as regiões que receberam os kits e, também, que contam com outros programas da Superintendência de Agricultura. Queremos saber como estão funcionando e, se não estão, saber o que falta para viabilizar o funcionamento”, ressalta o superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso.