×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Nascimento de menino marca reativação de maternidade em SJB

Setor da Santa Casa de Misericórdia estava fechado por cerca de um ano

Região
Por ASCOM
12 de janeiro de 2017 - 15h57
Foto: blogsaude.gov.br

Foto: blogsaude.gov.br

Após a reativação da maternidade da Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra, fechada desde agosto de 2016, nasceu na manhã desta quinta-feira, às 10h05, Thayllon Eraldo Rangel Bittencourt, filho do casal Yanka Belmiro Rangel, 18 anos, e Uanderson Bittencourt, 25 anos, residentes no Bairro da Chatuba, localizado no 1º Distrito do município.

Para o secretário de Saúde, Godofredo de Sá, o nascimento desta criança mostra a real necessidade da reativação deste importante serviço para as famílias sanjoanenses. “Nossa meta foi alcançada, a partir de hoje todas as famílias que necessitarem deste serviço terão acesso, basta procurar a Unidade Básica de Saúde ou ou Programa Saúde da Família mais próximo e fazer o cadastro no pré-natal”, explicou.

A prefeita Carla Machado esteve pessoalmente com os pais e entregou o Certificado de Cidadão Sanjoanense, Caderneta da Criança e um kit maternidade, contendo orientações e materiais essenciais aos primeiros cuidados com o bebê. “Estamos felizes com a reativação da maternidade, que oferece condições dignas para o cidadão nascer em seu próprio município”, relatou Carla.

“Esse momento é único na vida de uma família e nós, enquanto poder público, cumpriremos o nosso papel rumo à humanização da saúde visando qualidade de vida para população”, comentou a prefeita, que decretou Estado de Calamidade Pública no sistema de Saúde de São João da Barra, por ter encontrado o município deficiente em ações e serviços na rede hospitalar e nas Unidades Básicas de Saúde.

Thayllon nasceu pesando 3.620Kg, no plantão dos obstetras Fernando Azevedo e Leonardo Sá, da pediatra Barbara Juncar e do anestesista Rogério Coutinho. “Outros profissionais como, técnico de enfermagem, enfermeiro, técnico de centro cirúrgico e enfermeira responsável acompanham os médicos diariamente nos plantões 24h de urgência e emergência para casos de parto ou qualquer intercorrência específica da gravidez”, finalizou a subsecretária de Saúde, Keth Fernandes.

Ascom SJB