×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Estudantes de Direito pedem demissão do ministro da Justiça em carta aberta

A carta também teve assinatura de outros três ex-ministros da Justiça.

País
Por Redação
12 de janeiro de 2017 - 14h25
Foto: .justica.gov.br

Foto: .justica.gov.br

O Centro Acadêmico XI de Agosto da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo divulgou uma carta aberta pedindo a renúncia do Ministro da Justiça Alexandre de Moraes. Segundo a carta, que é assinado por diversos advogados, juristas e estudantes, o ministro apresentou “postura omissa e inábil o torna absolutamente incompatível com a posição de Ministro da Justiça e, assim, reiteramos nosso repúdio por suas ações e pedimos que tenha a grandeza de renunciar ao cargo”.

O atual Ministro da Justiça já foi aluno da Faculdade e é formado em Direito Constitucional.

A carta teve assinatura de três ex-ministros da Justiça: Tarso Genro, Eugênio Aragão e José Eduardo Cardoso. A carta também tem assinatura do senado Lindbergh Farias (PT/RJ) e dos deputados federais Maria do Rosário (PT/RS), Jandira Feghali (PCdoB/RJ) e Paulo Texeira (PT/SP).

O documento critica o Plano Nacional de Segurança Pública feita após o massacre em Amazonas. “Temos a clareza de que a crise aguda que o sistema carcerário atravessa hoje encontra saída na redução do encarceramento e do sistema prisional” – afirmou a carta.

O ministro, em sua defesa, afirmou “lamentável que algumas pessoas que exerceram cargos no governo anterior e o PT tentem esconder sua incompetência na gestão da segurança pública e sistema penitenciário durante os 13 anos de gestão. Durante esse período, opções desastradas, ineficiência na gestão e péssimo uso do dinheiro público criaram as condições negativas para a grave crise aguda que hoje o país sofre. Falassem menos e trabalhassem mais, não estaríamos nessa situação”.