×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Taxa de esgoto pode ser reduzida em até 50% para moradores de Campos

Vereador Jorginho Virgílio protocolou uma indicação legislativa para que concessionária reduza cobrança

Campos
Por Redação
10 de janeiro de 2017 - 15h30
Foto: Silvana Rust

Moradores do Parque Aurora já denunciaram problema de esgoto no bairro (Foto: Silvana Rust/arquivo)

O valor da taxa de esgoto cobrada em Campos pela concessionária Águas do Paraíba é uma reclamação frequente dos leitores do Jornal Terceira Via, mas o vereador Jorginho Virgílio (PRP) protocolou uma indicação legislativa que pode solucionar o problema. Ele solicita uma redução da taxa do serviço de 100% para 50%.

“Defendo essa correção desde 2004, quando fui candidato a vereador pela primeira vez. Sei que não será fácil, mas inicio agora essa luta! Tenho certeza de que terei o apoio dos meus colegas vereadores para aprovação dessa indicação legislativa e espero contar também com o apoio do prefeito Rafael Diniz”, destacou o vereador.

Morador da rua Ana Soares Bensi, no Parque Aurora, Ademir Pacheco também acha a alíquota de cobrança elevada. Ele reclama de problemas com esgoto em sua rua e ressalta que nem toda a água utilizada em sua casa vai parar no esgoto, o que, para Ademir, não justificaria o valor atual cobrado pela concessionária. “Sempre que chove é um problema sério aqui na rua. O esgoto acaba se misturando com a água da chuva”, disse.

A concessionária Águas do Paraíba informou que a Câmara de Vereadores está em recesso e que, por isso, se pronunciará apenas quando o assunto começar a ser discutido em plenário.

Proposta — Jorginho também explicou o motivo da sua proposta. “Todos nós sabemos que a prestação de serviços da concessionária Águas da Paraíba está longe do ideal e sabemos também que nem toda água consumida, principalmente nas residências, vai para o esgoto, como por exemplo, quando regamos jardins, damos banhos em animais domésticos, lavamos carros, etc. Então, na minha opinião, pagar 100% de esgoto do que se consome de água é uma injustiça com a nossa população e é isso que a indicação Legislativa quer reparar”, completou.

Com a volta das sessões, o vereador espera poder colocar a pauta logo em discussão no plenário e uma audiência pública também deve ocorrer com a participação da concessionária, antes da aprovação e avaliação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Para a indicação, Jorginho foi respaldado por sua assessoria jurídica, que já reúne material para provar que a redução é possível, a exemplo do que acontece em outras cidades do país. A proposta é de que a indicação realmente saia do papel e não fique estagnada, como já ocorreu em gestões passadas em outros projetos que tinham como alvo a Águas do Paraíba.