×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Vacina contra HPV já está disponível para meninos em Macaé

A imunização é destinada aos meninos de 12 e 13 anos e deve ser tomada em duas doses

Saúde
Por ASCOM
5 de janeiro de 2017 - 0h02

A Secretaria de Saúde de Macaé começou, nesta semana, a vacinação contra HPV para meninos de 12 e 13 anos. As doses estão disponíveis nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), no Pronto Socorro do bairro Aeroporto e na Casa da Vacina, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina, que faz parte do Calendário Nacional de Imunização, terá a faixa etária ampliada gradativamente até 2020, período em que serão incluídos meninos de 9 a 13 anos.

A vacina, que faz parte do Calendário Nacional de Imunização (Foto: divulgação)

A vacina, que faz parte do Calendário Nacional de Imunização (Foto: divulgação)

A equipe do Programa Municipal de Imunização lembra que a vacina deve ser tomada em duas doses com intervalo de seis meses. Os pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação e ficar atentos ao calendário para receber a segunda dose.

Segundo o Ministério da Saúde, estudos feitos em outros países mostram que a inclusão dos meninos contribui para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a redução da circulação do vírus na população, o que beneficia o público feminino. Além disso, os próprios meninos serão beneficiados, já que a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus.