×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Veja vídeo: Rafael Diniz e vereadores são empossados em cerimônia acalorada

Marcão Gomes é eleito o novo presidente da Câmara. Assista o discurso do novo prefeito:

Campos
Por Redação
3 de janeiro de 2017 - 0h04

POR THIAGO GOMES e ULLI MARQUES

(Foto: Carlos Grevi)

(Foto: Carlos Grevi)

O prefeito eleito, Rafael Diniz, a vice, Conceição Sant’Anna, os 19 vereadores e os seis suplentes foram empossados na Cerimônia que aconteceu na tarde deste domingo (1º) na Câmara de Campos. Minutos antes do início da Posse, o roteiro precisou ser revisto diante do anúncio de uma liminar que permitiu os suplentes assumirem as cadeiras que ficaram vagas com o afastamento dos seis vereadores eleitos supostamente envolvidos no esquema do Cheque Cidadão. O evento foi marcado ainda pela escolha da mesa diretora no biênio 2017/2018 que elegeu Marcão Gomes para a presidência, além dos primeiro e segundo vice-presidentes, secretários e suplentes do Legislativo municipal. A votação deixou claras as posições dos parlamentares e desenhou o cenário político para a próxima legislatura. O público presente também demonstrou seu posicionamento com vaias para os vereadores que ainda estão ligados ao grupo de Garotinho e salva de palmas para o novo prefeito e seus aliados. Às 21h30, quando a Cerimônia terminou, Rafael Diniz foi até o lado de fora da Câmara e discursou para o público que acompanhava o evento pelos telões. Logo depois, ele seguiu para a sede da Prefeitura de Campos onde se reuniu com o seu secretariado para discutir as primeiras ações da nova gestão.

print-cerimonia

Clique aqui e veja o vídeo completo da cerimônia de posse

A Cerimônia de Posse começou com uma hora e meia de atraso porque o desembargador de plantão, Guaraci de Campos Viana, aceitou o pedido de liminar de antecipação de tutela que permitiu a posse dos até então suplentes, Carlos Alberto Carvalho, Joílza Rangel, Cabo Alonsimar, José Geraldo Gomes, Álvaro Oliveira e Luiz Alberto Neném. Isso ocorreu porque, na última semana, os seis suplentes entraram com uma Ação de Conhecimento com o pedido dessa liminar. Por volta das 18h30, os 25 vereadores e suplentes diplomados estavam na plenária e deram início à Cerimônia.

Primeiramente, o vereador mais votado, Marcão, fez a leitura do juramento e, em ordem alfabética, os parlamentares foram empossados. Em seguida, o prefeito Rafael Diniz e a vice-prefeita Conceição Sant’Anna também leram os seus juramentos e tomaram posse de seus cargos. A cerimônia prosseguiu com homenagens a mãe do prefeito, Beatriz Diniz; à primeira-dama, Carolina Diniz; e a avó de Rafael, Zaíra Barbosa, que foi chamada de “eterna primeira-dama” pelo público presente. Em entrevista à equipe de reportagem do Jornal Terceira Via, Zaíra lembrou que, neste domingo (1º), faz exatamente 50 anos que o seu falecido esposo, Zezé Barbosa, assumiu a Prefeitura de Campos pela primeira vez.

Clique na imagem para ver o vídeo

Clique na imagem e veja o vídeo da votação para a mesa diretora

Eleição da Mesa Diretora

Logo após a cerimônia de posse, os vereadores elegeram a Mesa Diretora para o biênio 2017/2018. Por 15 votos a 10, Marcão, o parlamentar mais votado, foi eleito o novo presidente da Câmara de Campos. Ele disputou o cargo com Vinícius Madureira. Para primeiro vice-presidente, José Carlos venceu Thiago Ferrugem por 16 votos a oito e uma abstenção.

Como houve apenas um candidato para cada um dos demais cargos, não houve disputa. Ainda assim, os vereadores tiveram que declarar seus votos, como manda o regulamento interno da Casa. Jorginho ficou com a segunda vice-presidência, com 17 votos e oito abstenções; Abdu Neme como primeiro secretário, com todos os 25 votos; Enock Amaral, como segundo secretário, com 23 votos e duas abstenções; Pastor Vanderly na primeira suplência e Magal na segunda suplência.

Durante a votação para a presidência da Casa, o vereador Jorginho Virgílio levantou uma polêmica ao revelar que vou obrigado pelo partido a votar em Vinicius Madureira, muito embora quisesse votar em Marcão. “Achei que a política da opressão tivesse acabado. Sou filiado ao PRP e, por determinação do partido, infelizmente, terei que votar em Vinicius Madureira para não correr o risco de perder meu mandato”, denunciou Jorginho na hora do voto.

Leia também: Imediatamente após ser empossado, Rafael Diniz vai para a Prefeitura de Campos

Madureira se justificou e disse que também tinha recebido da executiva estadual do partido a missão de colocar seu nome na disputa pela presidência. “O PRP entendeu que seria importante para a sigla eleger o presidente do Legislativo e, por isso, aceitei a missão”, comentou o presidente do PRP em Campos.

No encerramento da sessão solene de instalação da Câmara 2017 e de posse dos eleitos em 2016, Marcão disse estar emocionado por ter dado posse ao amigo, agora prefeito, Rafael Diniz, e reafirmou seu compromisso em manter o Legislativo independente, respeitando as Constituições Federal e Estadual, a Lei Orgânica Municipal e o regimento interno da Câmara.

“Reafirmo, hoje, meu compromisso com a ética na vida pública e recebo mais essa incumbência de ser presidente da Câmara com muita humildade e fé em Deus. Ser o vereador mais votado aumenta a minha responsabilidade e, Por isso, agradeço aos campistas que me deram, mais uma vez, a honra de representar seus anseios”, finalizou Marcão, agradecendo o trabalho da Polícia Federal e Ministério Publico Eleitoral, que “garantiram eleições honestas e coibiram os abusos durante o pleito”.

Durante a eleição da mesa diretora, ficou claro que Rafael Diniz terá governabilidade em seu mandato, já que o maior bloco de vereadores pareceu ter afinidade à nova gestão. Oito parlamentares demostraram tendência à oposição e os outros 17 integram a bancada da situação ou o bloco independente.

print-tela

Clique aqui e veja o primeiro discurso de Rafael Diniz após a posse

Discursos

Ao fim da eleição da Mesa Diretora, o recém-eleito presidente da Câmara, Marcão Gomes, convidou para discursarem o prefeito Rafael Diniz, a vice Conceição, os vereadores Fred Machado e Thiago Ferrugem, e o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campos, Jefferson Azevedo, que representou as instituições públicas do município.

Jefferson  foi o primeiro a falar, seguido de Ferrugem e Fred Machado. A vice-prefeita, Conceição Sant’Anna também pronunciou as primeiras palavras à frente do cargo e passou o microfone para Rafael Diniz. Veja o primeiro discurso do novo prefeito de Campos na página do Terceira Via no Facebook.

Veja algumas fotos:

0x7a8757

(Foto: Carlos Grevi)

0x7a8710

(Foto: Carlos Grevi)

Posse de Rafael Diniz na Câmara - Foto : Carlos Grevi

(Foto: Carlos Grevi)

posse-rafael-e-vereadores-94

(Foto: Carlos Grevi)

posse-rafael-e-vereadores-116

(Foto: Carlos Grevi)