×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Proteja seus olhos do sol; eles agradecem

Conheça dicas para cuidar da saúde ocular neste verão

Saúde
Por Redação
3 de janeiro de 2017 - 18h08
Foto: banco de imagens

Foto: banco de imagens

O verão chegou com toda a intensidade e durante a estação mais esperada do ano, para quem gosta de calor, praia e piscina também tem seus problemas. Com dias mais quentes e maior exposição ao sol, os cuidados com a saúde, principalmente com os olhos, aumentam. Os raios ultravioletas (UVA e UVB) estão mais agressivos neste período, quando os riscos de queimaduras, irritações na córnea e doenças infecciosas

também são mais frequentes. Para completar, muita gente ainda sofre com a claridade e muitas vezes ficam em dúvida sobre que tipo de proteção solar usar. Mas, felizmente, esses e outros desconfortos podem ser evitados com cuidados simples.

É nesta época do ano que costumam acontecer epidemias de conjuntivite e outras doenças, já que as altas temperaturas favorecem a multiplicação dos micro-organismos responsáveis pela doença.

Como a Conjuntivite, a bactéria transmissora se prolifera nas altas temperaturas. A inflamação, que tem os mesmos sintomas da Ceratite Actínica, que é contagiosa e causada por água do mar contaminada, e excesso ou falta de cloro em piscinas. Outra doença desta temporada é o Pterígio, uma alteração na membrana que recobre o olho, é resultado de anos de exposição ao sol e à poeira. A doença é caracterizada pelo crescimento de uma massa vermelha na direção da córnea, causando  desconforto. Além de problemas mais graves como degeneração macular, cataratas e até câncer de conjuntiva e câncer de retina.

Este período também fica marcado pelos olhos vermelhos e irritados de quem entra no mar ou na piscina. É indicado lavar sempre esta área dos olhos ao sair da água. A oftalmologista Hellen Ramos recomenda procurar sempre um profissional da área quando esse tipo de doença aparecer, além de cuidados básicos que podem ser feitos em casa, como uso de colírios lubrificantes com prescrição de um oftalmologista, lavagem dos olhos, sempre com soro fisiológico ou água mineral e também a limpeza das mãos, o que evita a transmissão de doenças.

Outra opção para impedir esses problemas é o uso de bonés, chapéus, além de óculos escuros de qualidade com a proteção contra a radiação solar UVA e UVB, que em excesso podem causar danos irreversíveis. “Os óculos escuros de qualidade duvidosa são ainda mais perigosos, pois, ao utilizá-los a pupila do paciente dilata permitindo a entrada de uma quantidade maior de radiação, aumentando ainda mais a exposição da vista. Inclusive em dias nublados, é indicada a utilização dos óculos de sol, além disso, quanto maior forem os óculos, ele protege mais a área de cobertura dos olhos”, informou Hellen Ramos, oftalmologista.

Os filtros solares também são importantes para a proteção da pele, porém, é necessário proteger os olhos desses cremes na hora da aplicação, pois pode causar irritação e alergia na área dos olhos. A oftalmologista acrescenta que medicamentos, como pomadas e colírios, não devem ser usados sem prescrição médica.

Com essas altas temperaturas no período do verão a alimentação fica prejudicada. Uma boa alimentação interfere na saúde dos olhos. Beber bastante água, ingerir alimentos não gordurosos, como legumes, vegetais, ômega 3, e abusar das frutas é importante para manter uma boa lubrificação ocular. A alimentação interfere na saúde dos olhos durante todo o ano. Portanto, a estação mais quente do ano está aí e, para aproveitar melhor este clima, o importante é a prevenção.

Dez dicas de como cuidar da saúde dos olhos:

– Beber água, água de coco e sucos com frequência

– Evitar coçar os olhos e lavar sempre as mãos

– Usar colírio lubrificante

– Ingerir alimentos capazes de hidratar e nutrir o corpo

– Abuse dos óculos escuros

– Se proteger com chapéus e bonés

– Cuidado ao horário de exposição ao sol

– Uso constante de protetor solar

– Proteja os olhos dos cremes solares

– Cuidado ao mergulhar

 

Por Taysa Assis