×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Delegacias do Estado do Rio só registram casos graves neste sábado (31) e domingo (1º)

Quem precisar registrar uma ocorrência policial poderá optar pelo serviço da Delegacia Online

Estado do RJ
Por ASCOM
31 de dezembro de 2016 - 12h00
(Foto: Silvana Rust)

O serviço volta à normalidade no domingo (1º) ao meio-dia (Foto: Silvana Rust)

A partir deste sábado (31) até meio-dia de domingo, dia 1ª de janeiro, a Polícia Civil estará atuando na chamada “Operação Tartaruga”; isso significa que só serão registrados casos de maior potencial ofensivo nas delegacias do Estado do Rio de Janeiro, incluindo os municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense. A alternativa para quem necessita efetuar um registro policial nesse período será o site da Delegacia Online.

A informação é do Sindicato dos Policiais Civis do Rio de Janeiro (Sinpol) que informaram que a medida foi tomada “em consideração à população e aos turistas”. A primeira proposta seria a paralisação completa das atividades da PC nessas 24 horas.

Segundo o sindicato, durante a operação, flagrantes de crimes serão feitos normalmente e as investigações em andamento também, porém os chamados crimes de menor potencial – como, por exemplo, os crimes contra a honra, calúnia, injúria, difamação e racismo – ofensivo deixarão de ser registrados nesse período entre o dia 31 de dezembro e 1 de janeiro. Essas queixas teriam que ser formalizadas após o meio-dia do dia 1 de janeiro de 2017.

Delegacia Online

Por meio do site da Delegacia Online, o cidadão pode comunicar ocorrência de assalto; perda de documentos e celulares; denunciar problemas no bairro; informar o encontro de documentos extraviados; agendar ou cancelar pré-registro; entre outros serviços. Para isso, é necessário informar o CEP residencial ou do trabalho; o bairro e a rua onde ocorreu o delito; e os dados pessoais. As informações são submetidas para análise pela Delegacia de Polícia (DP) escolhida.

Ao analisar ocorrência, a DP poderá validá-la gerando o Registro definitivo e dando início imediato às investigações ou solicitar que o comunicante agende data e hora no site Delegacia Online para comparecimento na Delegacia de Polícia, para que o Registro de Ocorrência seja validado, elaborado e a investigação iniciada. A validação imediata do pré-registro ou a necessidade do comparecimento do cidadão na Delegacia de Polícia para que esta validação ocorra também dependerá da complexidade do fato comunicado à Polícia Civil.