×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Prefeituras de Campos e SJB não farão festa de Réveillon

Festa da virada é responsabilidade de Rosinha e Neco, que alegam falta de verba. Programação deve começar no dia 15.

Entretenimento
Por Redação
30 de dezembro de 2016 - 8h00
Comerciantes têm medo de prejuízo neste Verão (Foto: Silvana Rust)

Ruas do Farol devem ficar mais vazias sem os shows nacionais (Foto: Silvana Rust)

As festas de Réveillon mais tradicionais da região — de Farol de São Tomé e de São João da Barra — não acontecerão em 2017. A informação é da atual gestão dos dois municípios que alegam a falta de verba para essa finalidade. Aos veranistas, restam as festas particulares nas casas de shows espalhadas pelas orlas; e aos ambulantes, comerciantes e proprietários de imóveis para locação, resta a esperança de que ao menos nos próximos dias de janeiro os eventos voltem a acontecer.

Muitos que já haviam reservado pousadas, hotéis e imóveis no Farol e em SJB para o Ano Novo desistiram nos últimos dias devido à notícia do cancelamento da festa. Isso frustrou os comerciantes que esperavam ao menos uma programação modesta nesse fim de ano. Quanto à praia do Farol, a equipe de reportagem do Jornal Terceira entrou em contato com a Superintendência de Comunicação Social nas últimas semanas, mas não obteve um posicionamento oficial sobre os prejuízos comerciais dessa medida. Já em São João, o vice-prefeito, Alexandre Rosa, afirmou que a programação do verão no município será só acontecerá a partir do dia 15 de janeiro de forma “simples e criativa” e, ainda assim, a depender de parcerias com a iniciativa privada.

Tanto Alexandre Rosa quanto o prefeito eleito em Campos, Rafael Diniz, já esclareceram que a programação do Réveillon cabe à gestão de Neco e de Rosinha, respectivamente. Rafael acrescentou que a falta de diálogo e transparência no processo de transição entre os governos impossibilitou o planejamento de todo o Verão 2017. A solução foi conversar com representantes do comércio de Farol, o que ocorreu na última semana, para pensar em ações que incentivem o comércio o turismo na praia campista a partir do dia 15 de janeiro até o fim da estação e também ao logo de todo o ano.

“Diferente dos moldes dos anos anteriores, em 2017 estamos trabalhando em um Farol permanente, que atenda os moradores locais e às famílias o ano inteiro. A partir do momento que assumirmos, vamos buscar viabilizar gradualmente a implantação de uma programação esportiva, shows com artistas locais, valorizando o talento campista, o incentivo à gastronomia, à cultura, entre outros fomentos ao comércio local”, informou Diniz.

Em São João da Barra, onde costumava haver show diariamente e pelo menos três no Réveillon, em 2017 a situação será outra. “Estamos buscando parcerias para que a gente possa fazer um verão simples, mas fazê-lo, e ainda atrair turistas e agradar as famílias. Vamos buscar parcerias para isso. Vamos fazer chamamento público para que algumas empresas possam estar participando e patrocinando eventos, já que não temos recursos suficientes para bancarmos sozinhos”, disse.

Até o fechamento desta reportagem, nenhum dos dois governos divulgou a programação oficial do Verão 2017, mas ambos esclareceram que a prioridade não será o lazer e o entretenimento, mas sim a saúde e a educação. A única atração anunciada até o momento foi o cantor Elymar Santos no Carnaval de São João Barra. A prefeita eleita, Carla Machado, teria conseguido contratar o show nacional “sem ônus para o município”.