×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Aprovados em concurso da Educação aguardam posse desde 2012

Ao invés de serem efetivados, Prefeitura ofereceu aos concursados um contrato temporário

Campos
Por Thiago Gomes
23 de dezembro de 2016 - 22h01
whatsapp-image-2016-12-22-at-16-43-20-1

Tarciana recebeu atestado de aptidão da Fundação Municipal de Saúde

Os aprovados no concurso realizado pela Prefeitura de Campos para preencher vagas na área da Educação, em 2012, ainda aguardam para tomar posse. Eles chegaram a realizar exames, passaram por consulta com médico do trabalho e até assumiram cargos nas escolas pelo sistema RPA (Recibo de Pagamento a Autônomo), mas acabaram sendo dispensados ao término do contrato temporário e nunca assinaram o termo de posse.

Antonia Tarciana Silveira Escafura prestou o concurso na expectativa de ter uma carreira estável como funcionária da Prefeitura de Campos. A decepção veio logo depois, ao passar dentro do número de vagas oferecidas e não ser empossada. Dois anos após a realização do processo seletivo, Tarciana conta que houve uma convocação dos aprovados. Na época, todos se encheram de esperança e correram para realizar os procedimentos administrativos necessários para a tão sonhada posse. Mas as coisas acabaram não saindo como o esperado.

“Fomos convocados, corremos para realizar os exames médicos e entregar os documentos. Como o prazo dado pela Secretaria de Administração era muito curto, a maioria de nós realizou os exames em laboratório particular. Quando nos apresentamos à Prefeitura, soubemos que iríamos assumir os cargos como RPA, por 15 dias, antes de sermos efetivados”, lembra a concursada.

Ainda segundo Tarciana, a Prefeitura alegou, em 2014, que os 15 dias como RPA eram necessários porque a Secretaria de Educação precisava dos novos profissionais com urgência, mas que, passado aquele período, todos assinaram o termo de posse. “Isso aconteceu em maio, trabalhei como RPA até dezembro daquele ano. Então fomos informados de que o nosso contrato acabou”, recorda a concursada, que entrou com um mandado de segurança em dezembro de 2014 para garantir sua posse. Ela ainda aguarda decisão da Justiça sobre o assunto.

Sempre respeitando o princípio do contraditório, a equipe de reportagem do Terceira Via entrou em contato por e-mail com a Secretaria de Comunicação Social, responsável por emitir notas dos demais órgãos da Prefeitura de Campos, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. Ainda assim, o jornal aguarda e publicará a versão da Prefeitura para este fato.