×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Justiça Eleitoral impede diplomação de seis vereadores

Os investigados na operação Chequinho da PF foram comunicados minutos antes da cerimônia oficial

Campos
Por Redação
19 de dezembro de 2016 - 20h31
Vereadores foram impedidos de ser diplomados (Foto: Terceira Via)

Seis vereadores foram impedidos de ser diplomados pela Justiça (Foto: Terceira Via)

Uma equipe da Polícia Federal esteve no Teatro Trianon, na noite desta segunda-feira (19), no momento em que o prefeito eleito de Campos,  Rafael Diniz, a vice-prefeita Conceição Santana e os 25 vereadores eleitos seriam diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Minutos antes da cerimônia, a Justiça Eleitoral comunicou que seis vereadores não tomariam posse: Jorge Rangel, Thiago Virgílio, Linda Mara Silva, Miguelito, Ozeias de Azeredo e Kellinho. Com exceção de Jorge, os quatro foram presos na operação Chequinho da Polícia Federal que apura compra de votos por meio do programa municipal Cheque Cidadão.

A decisão é do juiz eleitoral Ralph Manhães, da 100ª Zonal Eleitoral (ZE) que está respondendo pela ZE com a saída do titular Eron Simas, que está de férias. Os vereadores ainda não receberam sentença do processo em que são réus. Até que essa sentença seja proferida, eles não são reconhecidos como vereador, é o que consta na decisão do juiz, que cabe recurso.

Os vereadores Thiago Ferrugem, Jorge Magal e Cecília Ribeiro que também são réus na Operação Chequinho foram vaiados quando recebiam os diplomas. Assim como os suplentes Joilza Rangel e Auxiliadora Freitas.

Na cerimônia de diplomação, o juiz Heitor Campinho – que preside o evento representando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) – lembrou aos eleitos que eles têm uma responsabilidade muito grande, que é fazer o melhor para a população campista, já que todos foram eleitos com este fim. Campinho desejou que o município cresça e que todos possam caminhar juntos.

Os vereadores que não foram diplomados não foram vistos no teatro. Segundo Heitor Campinho, eles podem ter sido comunicados antes de chegarem ao evento.