×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Sistema de Comunicação Terceira Via se renova em quatro anos de existência

Toda essa estrutura tem como objetivo levar informação de forma diferenciada à população de Campos e região

Campos
Por Redação
19 de novembro de 2016 - 13h25

Em quatro anos, Campos recebe uma potência da comunicação regional – a qualidade da marca Terceira Via. Atualmente, o Sistema de Comunicação Terceira Via agrega um jornal online, a primeira emissora de TV fechada com imagens em alta definição, uma rádio online e um jornal impresso. Toda essa estrutura – que tem como objetivo levar informação de forma diferenciada à população de Campos e da região – nasceu de um sonho do empresário Herbert Sidney Neves.

“Informar com imparcialidade fomentando o livre pensamento”. Com essa proposta foi criado o Jornal Online Terceira Via. Fundado no dia 28 de junho de 2012, com sede em um prédio centenário, anteriormente ocupado pelo Hipotecário de Campos, mais conhecido como Banco do Vovô, localizado na Rua Governador Teotônio Ferreira de Araújo, no Centro de Campos dos Goytacazes, o veículo de comunicação une tradição e modernidade. O prédio construído em 1896 foi restaurado em dois meses e adaptado à redação do jornal online. Na fachada, pintada de branco com detalhes em mármore italiano, estão presente esculturas de Mercúrio, o deus da mitologia romana que representa o comércio. As grades de ferro das janelas e portões foram feitas, no século XIX, à mão por operários portugueses.

O pesquisador e professor do Instituto Federal Fluminense (IFF) Leonardo Vasconcellos afirmou que a obra impressiona pelo esplendor e pela simetria do estilo neoclássico. “A reutilização do prédio é um resgate cultural e arquitetônico, importante para a valorização da nossa cidade”, disse.

Com uma equipe formada por jornalistas, colunistas, parceiros e colaboradores, este veículo segue com o desafio e o comprometimento de fazer um jornalismo sério, dando espaço ao contraditório, mostrando cada versão de um fato e, principalmente, com respeito ao próximo. O jornal online publica as notícias de todo o Estado do Rio de Janeiro, sem perder o seu campo de atuação – a planície Goitacá – e querendo sempre integrar e informar os cidadãos, muitas vezes calejados dos problemas cotidianos, mas com esperança, buscando vencer os obstáculos impostos pela vida.

Um destaque para essa trajetória de quatro anos, recém-completados, foi a cobertura das eleições municipais de 2012, quando o Jornal Online Terceira Via foi o único veículo de comunicação que cobriu em tempo real todas as ações dos candidatos a prefeito e vereador.

“Informar é preciso e estimular o pensamento livre é obrigação de qualquer veículo de comunicação em uma sociedade livre. No caso específico do jornal online, o cuidado para fazer jus a essa proposta tem que ser maior, porque tudo acontece em tempo real, assim como o pensamento das pessoas. É um desafio que já ultrapassa os quatro anos e que é reafirmado editorialmente, isso aliado a muitas ferramentas e novidades que estão chegando para essa plataforma”, afirma o diretor de Jornalismo, Aloysio Balbi.

Desde o lançamento do jornal online, ficou claro que aquela primeira aposta tinha um objetivo ainda maior: expandir os horizontes na área de comunicação. E assim aconteceu.

 

3ª Via TV e Rádio Online 3ª Via

Oito meses após a instituição do Jornal Online Terceira Via, o empresário Herbert Sidney Neves foi além e inaugurou a primeira emissora de televisão fechada com imagens em alta definição da região, a 3ª Via TV. Com 24 horas por dia de programação, sendo a maior parte dela produzida em Campos, o start foi dado pelas mãos da centenária Iracema Casarsa, homenageada durante o lançamento, que reuniu centenas de personalidades de diversos setores da economia e da cultura da cidade, no dia 7 de março de 2013, em uma grande festa no casarão do centro de Campos.

Inicialmente, a programação era exibida somente em Campos dos Goytacazes pela Blue TV, em dois canais (25 e 425 HD). A iniciativa foi além: a 3ª Via TV alcançou as cidades de Macaé e Rio das Ostras, novas operadoras, com transmissão pela Ver TV (canal 25) e NET (canal 2) e chega ao Brasil inteiro em tempo real pelo site www.terceiraviatv.com.br. Com equipamentos modernos, o telespectador tem a oportunidade de assistir uma produção em HD, desde a captação até a exibição.

Qualidade. Carisma. Credibilidade. A resposta desse trabalho veio em dois anos de existência. A 3ª Via TV foi eleita a TV local paga mais lembrada pelos espectadores de Campos em uma pesquisa realizada em 2015, por estatísticos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) certificados pelo ENCE/IBGE. Segundo dados da pesquisa, mais de 51 mil campistas assistem a emissora, contra uma média de 5 mil votos para as outras três TVs de canal de fechado do município.

Com uma grade de programação recentemente modificada e modernizada, com quatro novos programas lançados em agosto, a 3ª Via TV fala de saúde, moda, cultura, esporte, gastronomia, arte, religião, humor, política e leva informação e entretenimento local de qualidade.  “A programação é para todo tipo de público. Queremos atingir a todos. Desde 1975 o grupo investe na cidade e na população e procura trazer sempre o que há de melhor. E a 3ª Via TV é um avanço, sendo a primeira emissora de televisão em HD da região”, destacou Martha Henriques, diretora administrativa do Grupo IMNE.

O gerente técnico da emissora, Hernani Camargo, destaca o potencial e o diferencial da primeira TV em HD de Campos dos Goytacazes. “A 3ª Via TV traz aos seus telespectadores uma grade de programação reformulada, aumentando o seu conteúdo local e trazendo uma visão mais moderna e ousada para o público”, completa.

E no dia 12 de fevereiro de 2014, mais um passo foi dado: a estreia da Rádio Online 3ª Via. A primeira transmissão foi o duelo entre Goytacaz e Quissamã, no estádio Ary de Oliveira e Souza, em uma rodada do Campeonato Estadual da Série B. No placar, 2 a 1 para o time da Rua do Gás. Um começo com o pé direito.

Buscando a interatividade com o público, a rádio online foi além do seu endereço e se expandiu para o Jornal Online Terceira Via. Dessa forma, o leitor do jornal tem a possibilidade de ouvir a programação da Rádio Online Terceira Via enquanto lê as notícias, por um ícone no canto da página. Também é possível acessar a rádio pelo aplicativo disponível para os sistemas IOS e Android. “A rádio online 3ª Via vai de encontro à necessidade atual dos ouvintes. Com aplicativo para smartphone, é possível escutar onde e como quiser as novidades do mundo musical em todos os gêneros”, disse Hernani.

Assim, o ouvinte pode curtir uma programação com as 100 músicas mais tocadas no Brasil e no mundo, além dos artistas de Campos dos Goytacazes – que têm um espaço especial na playlist. O conceito de top 100 é adotado em diversas emissoras de rádio em todo mundo, uma vez que dá mais dinâmica à programação e permite ao usuário ouvir suas músicas preferidas a qualquer hora.

Os artistas de Campos Ângelo Nani, Metal Alpha, Lene Moraes, Maria Fernanda, Ed Ébano, Geraldo Gamboa, Mariana Soares, Andrade do Grupo Dibobeira e Era dos Ventos estão ao lado de ícones da música pop como Beyoncé, Skank, Eddy Sheeran, Lulu Santos, Foo Fighters, Maria Gadu, Lorde, Paula Fernandes, Maroon 5 e Victor & Leo, entre outros artistas de renome no cenário pop.

Já dizia Herbert Sidney Neves: “Estamos sempre olhando para o futuro”. Com a união desses três empreendimentos em um Sistema de Comunicação, o empresário inova mais uma vez trazendo para cidade de Campos dos Goytacazes e para a região um jornal impresso, que marca, mais uma vez, a busca pelo coletivo e a inquietação de pessoas engajadas com ideias que ultrapassam a barreira do interesse próprio. São iniciativas que reafirmam a frase que marca o parágrafo inicial da primeira edição de um jornal brasileiro, editado em 1808 pelo patrono da imprensa nacional, Hipólito da Costa: “O primeiro dever do homem em sociedade é o de ser útil aos membros dela (…)”.

“A história da imprensa campista é muito rica e tradicional. Apesar disso estamos vivendo um período onde a oferta de jornais impressos é a menor em todos os sentidos. E uma cidade do porte de Campos não pode e não deve se limitar a ver sua história sendo escrita em poucas páginas. Além disso, por mais notável que seja a evolução dos conteúdos online, o mercado publicitário ainda privilegia o papel, pois concretamente é o que dá mais resultado para alguns setores importantes da economia. Nesse sentido é que surge O Jornal impresso Terceira Via. Moderno, autêntico, inovador, independente e que vem para somar com as outras plataformas já existentes no Grupo, como o Jornal Online, a 3ª Via TV e a Rádio 3ª Via. Tenho certeza que o nosso público leitor vai se encantar com esse novo produto editorial que veio para fazer diferença”, afirma o diretor geral do Sistema de Comunicação Terceira Via, Fabio Paes.